08/08/11

O caos no espaço aéreo brasileiro

Artigos
Comentários




O caos no espaço aéreo brasileiro

Em uma reportagem do Fantástico deste último domingo (07/08) notamos  a grande falha que o sistema brasileiro de aviação civíl enfrenta.

O Comandante que esteve pilotando nesta reportagem confirma que o Brasil passa realmente por um congestionamento aéreo. Ah, mas isso todo mundo ja sabia… Sim, todo mundo ja sabia, mas ninguém tinha “sentido na pele” como era passar por estas dificuldades em pleno vôo, o comandante afirma que cerca de 30 à 40% do tempo gasto em cada viagem é perdido por causa destes congestionamentos e esperas para decolar e aterrisar em alguns aeroportos.

Podemos ver também um próprio relato de um controlador de vôo que diz não ter experiência para estar no cargo, diz que em algumas situações, mesmo tendo pouco conhecimento era o mais experiente da torre de controle, então imagine o “nipe” dos outros controladores…

Sempre que assistimos à vídeos como este nos perguntamos se realmente voar está tão seguro assim, porque, as vezes, se pensarmos bem, é até loucura se arriscar a voar num espaço aéreo como este, onde também devemos lembrar que não só o sistema automático de clima falha, como também existem os “vandalos” que ficam mirando Lasers na cabine dos aviôes somente para atraplhar, coisa que geralmente passa por despercebido pela mídia mas que acontece quase que diariamente, principalmente em São Paulo. Sem contar nos balões e outros objetos que são muitas vezes lançados na rota dos aviões propositalmente (ou não).

Outra questão que deve ser tratada: as promessas da Infraero. Sempre dizem que estão fazendo obras para melhorias, tudo bem, mas isso dentro dos aeroportos, para melhorar um pequeno “trecho” da viagem de muitos passageiros, mas se pensarmos nos pilotos, que passam diariamente por este sufoco, é realmente, o espaço aéreo está um caos, não só no Brasil, mas no mundo.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS