10/07/12

Conheça o Firefox OS, sistema opearacional para smartphones

Artigos
Comentários




O Android, iOS e Windows Phone são, actualmente, os sistemas operacionais móveis mais comentados do momento, principalmente com o lançamento do Samsung Galaxy S III que aproveita o máximo os recursos do Android, o iPhone 4S que veio cheio de novidades e upgrades em relação ao 4 e o Windows Phone que se destacou muito por seu incrível potencial, ainda mais pela Microsoft ter feito parceria com a Nokia, o que acabou surgindo o poderoso smartphone Nokia Lumia. Mas o que a maioria dos consumidores e espectadores do mundo dos smartphones não sabem, é sobre o Firefox OS, sistema operacional baseado em web, anteriormente chamado Boot to Gecko (ou Boot2Gecko). Como de costume, a Mozilla fez do Firefox OS também livre e código fonte aberto. Vamos conhecer um pouco sobre ele?

 A ideologia da Mozilla: Sistema Operacional e Softwares acessível à todos

A Mozilla Corporation possui um espírito livre, seguindo os exemplos do Linux, como todos sabem, o sistema é aberto e qualquer um pode edita-lo, desde que siga as leis impostas pelo software. O sistema operacional Firefox OS todo será escrito usando tecnologias HTML 5 “Web Aberta”. A Mozilla deixou claro e quer que o Firefox OS acessível à todos, assim como os softwares inclusos nele.

 

Firefox OS já é apoiado  por várias Empresas

A Mozilla com sua ideologia e espírito livre já conseguiu conquistar várias empresas para apoiar o projecto. Dentre elas estão inclusas: Alcatel, ZTE, Sprint, Telecom Itália, Telefônica, Deutsche Telekom e algumas outras. Já é um motivo para apostarmos no potencial do Firefox OS!

Foco nos smartphones de baixo custo

Já que o Firefox OS é baseado em tecnologias web (CSS, HTML5, Java…), os requisitos para roda-lo não precisarão ser exagerados, pois o foco é conseguir executar o Firefox OS em smartphones de baixo custo. É interessante lembrar que o Firefox OS usa Kernel Linux com algumas modificações adaptadas.

Além dessas principais qualidades, vale lembrar que o sistema operacional móvel da Mozilla poderá rodar em smartphones com Android, mas ainda não se sabe se é possível fazer dual-boot ou se o usuário terá de substitui-lo.

Para quem ficou interessado, aguardem por novidades! O Firefox OS será lançado primeiro para desenvolvedores, então, pode demorar que ele seja divulgado oficialmente no mercado. É esperado que ele seja lançado apenas em 2013, mas não há nada confirmado. Pois bem, gostou? Ai vai um vídeo mostrando como ele funciona (versão de testes).

Imagem de Amostra do You Tube

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS