16/08/11

Como controlar o uso da cafeína e consumir café estrategicamente

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Como controlar o uso do café

Para nós blogueiros ou para qualquer tipo de pessoa que costuma trabalhar em escritório, o café tem se tornado um grande amigo nas mais diversas horas, quando chegamos no trabalho depois daquela noite mal dormida, ou então quando já está quase no fim do expediente e estamos caindo de sono, afinal, um cafézinho para dar uma acordada é sempre bom não é ?

O problema é quando você começa a fazer o uso da cafeína excessivamente, e então a longo prazo, este pode causar alguns problemas em seu corpo. Para você que tem este hábito e ele tem se tornado muito forte de uns tempos para cá, saiba que qualquer coisa em excesso é ruim, então é sempre bom tomar alguns cuidados. Para fazer o uso da cafeína estrategicamente, aquele cara que é viciado em café e fica nervoso, ou com sono sem ele, preste atenção: você precisará fazer uma parada total de 7 a 10 dias, ou então ir reduzindo aos poucos (se for o caso).

Você precisa antes saber que:

Cada organismo responde aos efeitos da cafeína de um jeito diferente, ou seja, tudo vai depender muito também dos fatores biológicos e genéticos. Ou seja, o que explicaremos aqui pode não valer para todos (da mesma forma que apenas uma xícara de café não é o suficiente para algumas pessoas).

Cafeína ativa a sua energia que está guardada, ela não cria energia:

Stephen R. Braun, autor do excelente e explicativo Buzz: The Science and Lore of Alcohol and Caffeine, contou ao LifeHacker que os efeitos da cafeína eram melhor descritos como “tirar os adultos que estão supervisionando um bailinho do colégio”. O que a cafeína faz é similar à adenosina. Adesonina é um subproduto celular que manda informações para o seu cérebro de que seu corpo está exausto, ou seja, as moléculas da cafeína se ligam aos seus receptores de adenosina, então seu corpo para de receber sinais de que está cansado.

Você já ouviu falar da “soneca da cafeína”?

Cientificamente comprovado por alguns pesquisadores do Reino Unido, a chamada “soneca da cafeína” realmente funciona, mas o que é esta tal soneca? Bem, se você tiver uns 15 minutinhos sobrando e tiver por perto alguma chícara de café ou de chá, beba um pouco rapidamente (não, não tão rápido quanto virar uma dose de bebida alcoólica), e então tire uma soneca de 15 minutos. Isso fará com que o seu corpo sinta-se levemente novo e revigorado, com isso a cafeína consegue tempo suficiente para começar a fazer efeito assim que você acordar.

Beba um ótimo café descafeinado quando a situação for crítica.

Sabe aquele almoço com os colegas de trabalho que terminam com uma prazerosa xícara de café? pois bem, você não precisa ficar de fora dessa, basta tomar um cafezinho descafeinado, mas cuidado, não escolha qualquer um, peça por um que tenha passado por um processo chamado “Swiss Water” que deixa o café 99.9% livre de cafeína.

Agora que você está pelo menos um pouco livre do uso da cafeína, ou pelo menos aprendeu a controla-la, passe o tempo que você compraria um café normal procurando por novas marcas de café descafeinado, uma boa referência é o logo da Swiss Water, (que é um bom ponto para começar) mas ele não é o único fator que afeta um bom descafeinado.

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1 comentário
  1. 1 Cléversonem 20/8/2011 às 04:35

    Sou viciado em café, agora mesmo lendo esse artigo e degustando uma copada do pretinho!

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