27/11/08

Windows Vista – Fracasso ou falta de costume?

Noticias
Comentários




Não é de hoje, desde sua primeira versão beta, muitos usuários vem reclamando do Windows Vista, principalmente o fato de ele ser muito pesado, será mesmo? 
Se compararmos com a linha cronológica de requisitos dos sistemas operacionais da Microsoft, veremos que do Windows XP para o Windows Vista, houve um salto muito grande em requisitos, me lembro muito bem no lançamento do Windows XP, em 1 semana corri pra loja comprar 128mb de memória para poder rodar o sistema, logo de cara tive uma decepção pois meus jogos rodavam bem mais lentos que antes. Em pouco tempo voltei pro 98, depois voltei pro XP, 98, e assim por um longo tempo. Até que vi que o a diferença entre o Windows 98 e o Windows XP se tornou quase imperceptível devido a atualizações lançadas e correções de bugs, e que voltar para o Windows 98 já não valia mais a pena porque era um sistema operacional descontinuado. 

O Windows Vista chegou cheio de promessas e causando certo pavor nos usuários que iriam ter que fazer um belo upgrade para rodar o sistema. E não mais um upgrade básico como um pente de memória ou coisa do tipo. Mas grandes upgrades como processador, memórias e até mesmo placa de vídeo. Quando instalei o Windows Vista pela primeira vez fiquei deslumbrado com o Aero e o Glass, o Flip3D. Mais em uma semana percebi que eu precisava usar o computador, fazer meus sites, jogar meus jogos, digitar meus textos e coisas do tipo, e infelizmente o Windows Vista não atendia a essas minhas necessidades, pois além de ser beta, ele era pesado demais. Então esperei o lançamento oficial, e instalei, não percebi quase nenhuma diferença em relação ao Beta, fiquei um tempo, voltei pro XP, passou um tempo fui para o Vista, e fiz o mesmo ciclo que eu fiz com o Windows 98. Hoje permaneço no Windows Vista, mais dessa vez a diferença foi mais brusca ainda, pois no XP, eu tinha que formatar o computador uma vez a cada 4 meses, porque com o tempo ele ia se auto deteriorando, dando problema na inicialização travando e etc. Esses são problemas que eu não tenho com o Vista. 

Obviamente o vista RTM não me atendia, a diferença entre o RTM e o SP1 + Atualizações é quase gritante, e com o tempo você percebe seu sistema mais estável, porém a Microsoft se desesperou um pouco dessa vez admitindo o fracasso do seu sistema operacional pouco depois de lançá-lo, parece até que se esqueceu do que ocorreu com a transição do Windows 98 para o Windows XP. Ao admitir fracasso a Microsoft fez algo desleal com os compradores do Windows Vista, de certa forma descontinuou o sistema operacional, pois quem pagou caro no sistema original (meu caso) soube logo depois que a Microsoft iria lançar um novo em menos de 3 anos(O Windows XP foi lançado em 2001 e o Vista em 2007, o Windows XP durou 6 anos, o Vista vai durar no Maximo 3). 

Mais porque o Vista é tão ruim a ponto de a própria Microsoft admitir o fracasso? Simples! Ele não é ruim, a Microsoft acertou em cheio colocando sistemas inteligentes (como o UAC) sob um belo design (Aero), acertou em apostar no sistema 64bits, pois é ai que a Microsoft está investindo pesado, e acertou também em aumentar o aproveitamento de processadores de dois ou mais núcleos, porém exagerou um pouco com o Flip3D, efeitos nas janelas e coisas do tipo. Com isso a Microsoft quis criar algo chamativo e espetacular, mais a reação dos usuários foi um pouco negativa quanto a isso. Então vem aquela questão, o Vista trava, é Lento, Incompatível… Incompatibilidades pode ter muitas ainda, mais nada que algumas atualizações não resolvam. Lento!? Eu creio que não, meu PC não é bom e roda o Vista fluentemente(Se quiser ver as especificações visite meu ClubVicio). O Vista trava? Pelo menos não aqui, eu só tive um problema de Blue Screen, que foi ao tentar instalar uma versão antiga do Alcohol. 

Para concluir, eu acho que a Microsoft cometeu um erro fenomenal antecipando tanto o Windows 7, porque os usuários agora que estão se adaptando com o Windows Vista, fazendo upgrades significativos e conhecendo o sistema operacional. A ultima coisa que a Microsoft devia fazer nesse momento era lançar um outro sistema operacional com mais requisitos. Bom, só se aprende errando não é mesmo!? Com certeza devido a isso a Microsoft vai perder mercado para a Apple e até mesmo para sistemas operacionais Linux, mais nada que um sistema operacional novo e aclamado pela critica não resolva.

Nathos Thaymoth, na Game Vicio é conhecido como foxfire230 fez este artigo

Leia Também

Compartilhe

5 comentários
  1. 1 Marcoem 27/11/2008 às 16:03

    Puxa, 4 meses de uso com o WinXP e já precisa formatar ele?? …. acho meio d+ … o Sistema tem q durar pelo menos 1 ano sem formatações … senão mais ..

  2. 2 Giovanniem 1/10/2009 às 05:52

    Desculpe amigo, porem não comcordo com você, o xp realmente enfrentou dificuldades no inicio, porem tinha uma coisa que ele sempre apresentou melhor que o o 98, foi o desempenho, ja isso não ocorreu com o vista, o desempenho do vista comparado com o xp é pessimo, e creio que nenhuma atualização vai poder corrigir isso, um windows xp intalado usa menhos de 3 GB no hd, emquanto o vista ultimate usa 16 GB, o desempenho do windows 7 beta usa 7 gd de espaço para a instalação, sem falar que tem um desempenho muito melhor do que o vista, so a instancia do vista ocupa entre 550 e 650 MB de memoria ram, emquanto o xp usava cerca de 150 a 250 MB, e o seven 400 a 500, processador então nem c fala, imaginha quando deve usar so pra ficar apagando e acendendo a tela quando que instalar alguma coisa, acho pra microsoft assumir que o vista é um fracasso, e pq seu desempenhonão dava pra ser melhorado com atualização e pra não prederem tempo e dinheiro para os concorrentes começaram um OS do zero, o problema de desempenho do vista deve ser na arquitetura dele mesmo, afinal oq todo usuario de computado tanto domestico como em empresas querem??? Velocidade, e nesse ponto o vista não pode nos oferecer, com algumas atualizações pode amadurecer a ponto de ficar tão seguro como o xp atualmente, porem duvido muito que consiga melhar o seu desempenho, por isso a MS resolveu abandonar o barco e partir pra outra, afinal, pra que eu vou comprar um proceçador com 2 ou mais nucleos se meu OS não me da retorno desejado? O erro da M$ foi c preoculpar de mais com a aparencia e esqueceu do desempenho, um pc com core 2 duo roda muito mais rapido em um Xp que no vista, porem essa lição ela apredeu pois o sevem tem um tempo de resposta muito menor que o vista, e olha que ainda é a versão beta.

  3. 3 Lucas Ribeiroem 16/3/2011 às 11:17

    O Windows Vista só roda legal em computadores bons
    em que na época que foi lançado isso não acontecia
    sendo que na maioria dos computadores lançados em 2007 não vinha com a memória boa e processsador bom para rodar o windows vista perfeitamente
    os fabricantes colocavam o vista em um computador com o processador Intel Celeron D ou um Pentium 4
    e com 512 mb do memória ram e vendiam para os clientes que depois vinham reclamar que o sistema era lento travava constantemente.sendo que a culpa não era do vista e sim dos Computadores podres que eram lançados em 2007 não respeitavam os altos requisitos mínimos do Windows Vista
    sendo que hoje não é mais.um computador novo de hoje roda o vista perfeitamente pq a maioria vem com 3 a 4 gb de memória ram e um core duo
    Se o Novo Windows 7 fosse lançado na mesma época do vista teria acontecido a mesma coisa com o seven
    RESUMINDO:
    O VISTA NÃO É RUIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PCS PODRES QUE NÃO AGUENTAM RODA-LO!!!!!!!!!

  4. 4 tiagoem 28/11/2011 às 10:49

    por que o windows vista fracassou simples quando a microsoft lançou ele em 2006 os pcs nao saiam de fabrica com mais de 512 de memoria ram e processador celerom d de 800 mhz na quela epoca se voce quisesse mais memoria ram tinha que gastar com mais um pente de ram de 512 para dar 1 gb que na epoca um pente de ram custava caro algo em torno de 200 reais a microsoft esta perdendo mercado o uso do windows caiu de 92,74% para 89% motivo muitos usuarios nem sairam do xp ainda e eles já vao lançar o windows 8 em 2012 e pelo que tudo indica o windows 7 nao tera service pack 2 pois já faz 3 anos de mercado até agora nem sinal de service pack 2 dai quando os usuarios começam a migrar de vez para windows 7 eles vem avisando que o suporte do windows 7 vai terminar e que os usuarios devem fazer upgrade para o windows 8 isso é uma tremenda falta de respeito com os usuarios é a mesma coisa que fazer os usuarios de idiotas eles acham que o nosso dinheiro é achado no lixo pois cada upgrade do windows nao sai por menos de 700 reais dependendo da versao fora as licenças que é mais 350 a 400 reais dando um total de mil reais e essas licenças tem que ser renovadas anualmente caso contrario sera considerado crime por pirataria e o sistema entra para lista negra deixando de funcionar algumas funçoes até mesmo travando por completo ficando inutilisavel

  5. 5 Gustavoem 16/11/2012 às 03:34

    O Windows vista foi um fracasso sim, por falta de planejamento da própria Microsoft, quando na época foi contra toda a filosofia que circundo um Sistema Operacional, SER LEVE e gerenciar bem OUTROS programas, O Vista queria ser o centro das atenções na época e por isso falhou feio, no enteando que em dois anos, a microsoft já estava otimizando a criação falha dela para o bem-sucedido Windows 7.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS