27/01/09

Windows 7 e games, uma dupla de sucesso?

Noticias
Comentários




windows7

Antes, uma breve explicação para aqueles que não acompanharam direito a evolução do sistema operacional mais famoso do mundo. O Microsoft Windows sofreu uma evolução muito grande de alguns anos para cá, e conseguiu, mesmo com diversas falhas, cativar cada vez mais os usuários de computadores. 

Prólogo 
XP e Vista, uma comparação inevitável 

Dessa forma, uma das maiores discussões de 2008 foi gerou em torno de duas versões do Windows: XP e Vista. Qual a melhor? Qual a pior? Bem, de certa forma isso é relativo, pois varia de acordo com cada necessidade das pessoas. 

O XP veio à tona com a promessa de exibir tudo que o 2000 e que o Millennium Edition tinham de melhor e deixar os usuários ainda mais confortáveis. Bonito e eficiente (mesmo possuindo uma grande quantidade de problemas, como fortes falhas de segurança), o XP ganhou espaço e se tornou o favorito de muitos. 

Depois, veio o Vista. Com uma interface simplesmente maravilhosa, o novo SO da Microsoft aparentava ser tudo que os iniciantes precisavam. É claro que não foi bem assim. O sistema mostrou uma grande quantidade de incompatibilidades com programas (e drivers, no que diz respeito à versão 64 bits) de vários tipos e sobrecarregou milhares de PCs. Ou seja: os requerimentos “mínimos” do Vista pegaram de surpresa a maior parte dos usuários do Windows. 
Bem, o Windows 7 ainda não saiu inteiramente, pois está na versão Beta. Sete vezes mais rápido? Sete vezes mais leve? Sete vezes melhor? Ainda não. Como os drivers e os programas ainda não possuem total compatibilidade com o novo SO, ainda é muito cedo para formar qualquer conclusão. 

DirectX 11 

E quanto ao mundo dos games? A pergunta que não quer calar é: será que os jogos vão rodar com mais fluidez em relação ao que ocorria no Vista? A compatibilidade “exclusiva” com o DirectX 11 (o que é falso, constatando que o Vista terá em breve) é um importante fator a ser considerado. Ben Basaric, gerente de marketing do Windows, afirmou que o DirectX 11 acompanhará a versão completa do Windows 7. 

O novo DirectX — para quem não sabe, a mais famosa coleção de APIs (interfaces de programação de aplicativos) de multimídia da atualidade — deverá acompanhar uma série de melhorias interessantes. A GPU (unidade de processamento gráfico) será mais explorada e a placa de vídeo, como um todo, será utilizada de forma ainda mais completa para que as modelagens em 3D fiquem com um alto nível de detalhamento e realismo. 

Infelizmente, as placas de vídeo da atualidade ainda não oferecem suporte ao novo DirectX. Ao que tudo indica, os grandes fabricantes de placas, como AMD e Nvidia, estão esperando a versão completa do Windows 7 “dar as caras” para que novas peças de hardware compatíveis com o DirectX 11 sejam lançadas. Quando? No final deste ano. 

Mesmo sendo muito cedo para avaliar com clareza qualquer aspecto do Windows 7, muitos já estão dizendo adeus ao Windows Vista SP1 (Service Pack 1) e ao DirectX 10.1. 

Para os gamers, apenas um aprimoramento do Vista? 

Espera-se que não. Além de contar com uma série de funcionalidades mais práticas e apresentar uma leveza muito maior que o Vista, o Windows 7 deverá rodar jogos com uma fluidez muito maior, ainda mais se estiver sendo executado com o uso de um processador Intel Core i7. O novo chip é extremamente rápido e fará uma parceria de peso com o novo SO. 

Por ora, os testes realizados com games mostraram que o Windows 7 dará conta do recado. Levando em conta que o SO da Microsoft utiliza muito menos memória que o Vista (portanto, quem quiser funcionalidades extras deverá baixar determinados pacotes de atualizações), os games tendem a ser executados de forma mais rápida e sólida. 

É verdade que, para jogos, o Windows 7 não será uma grande revolução. Mas, em contrapartida com o seu antecessor, a execução de games e programas será extremamente mais eficiente. Quando à compatibilidade com drivers de placa de vídeo, os grandes fabricantes não estão encontrando muitas dificuldades e fornecem atualizações cada vez mais freqüentemente. Uma ótima notícia para os gamers fanáticos de plantão. 

Para os desenvolvedores, a Microsoft garante que o Windows 7 será robusto o suficiente para rodar sem problemas qualquer tipo de jogo. Além disso, os relatos que correm pela web indicam que a Microsoft quer integrar games à vida social das pessoas de forma mais evidente não só no Windows 7, mas também nas próximas gerações do famoso sistema operacional. 

Na prática, os resultados não estão tão satisfatórios assim, mas é visível o sucesso do novo SO, tendo em vista que ainda não há total compatibilidade com jogos e drivers, estando ainda na versão Beta. Confira abaixo o gráfico que mostra os testes com o título Crysis realizados pelo site Firingsquad.com. Observe que as indicando as taxas de quadro por segundo (FPS) variam de acordo com o SO utilizado: 

Epílogo 
Por enquanto, expectativas fortes 

Os fogos de artifício ainda não devem ser lançados. Primeiramente, devemos esperar a versão final do Windows 7 para realizar qualquer comparação concreta com outros sistemas operacionais. Além disso, somente com o novo DirectX e com os games mais recentes que o novo SO será realmente posto à prova.

Leia Também

Compartilhe

7 comentários
  1. 1 blablablaem 30/10/2009 às 07:52

    Olha pessoal, tudo que voces leram ai nao passa de um grande mentira.
    Eu estou com o Windons 7 instalado aqui na minha maquina, versao final e original
    Meu pc e proprio para jogos com um placa de video Tunada,
    Todos os meus jogos estao travando muito pior do que quando eu usava o windons Vista
    A OUTRO DETALE

    O WINDONS 7 na verdade e so o nome que a maicrossoft deu para a versão SP3
    de atulizaçao do windons Vista

  2. 2 Guilhermeem 30/10/2009 às 08:48

    o0, ce é fera, 98% pcs que tem o windows 7 instalado, nao falam a mesma coisa que voce, interessante neh! eu uso e recomendo!!

  3. 3 Nelsinhoem 25/11/2009 às 19:21

    Concordo com Guilherme. Instalei o win 7 e não tenho do que reclamar, pelo contrário, até agora ele não me deu nenhum motivo pra voltar pro XP. Eu também recomendo, seja pra jogos ou pra uso normal…

  4. 4 Raulem 30/1/2010 às 12:03

    O Windows 7 é o melhor e pega perfeitamente com meu PC. Tenho 4GB de RAM , placa de 1GB da ATI, Win 7 Ultimate, Intel Core 2 Quad e um HD de 300GB

  5. 5 Raulem 30/1/2010 às 12:06

    E Directx 11, e o único jogo que não é compatível dos meu 38 jogos é o gears of war mas ele já oferece patchs de atualização

  6. 6 Mateusem 11/10/2010 às 00:33

    O windows 7 é bom…
    Para quem um PC bom, se o PC não for bom é bem melhor o Windows XP, meu PC é meio fraco e eu botei o Windows 7 e me arrependi, no XP rodava need for speed!
    E agora que botei o 7 não roda nem um joguinho de 100 MB do baixaki

  7. 7 AleexSilvaem 9/5/2011 às 16:36

    Bom , ainda não instalei o windows 7 aqui, maquina nova, 4GB, 1 tera HD, Core 2 Quad e windows xp . rsrsrsrs
    Bom eu gosto de game, com realidade aqui no xp roda tudo limpo, só gostaria de saber realmente se convé, instalar o windows 7 aqui. Ele rodará bem os games mais pesados , tipo COD 4,5,6,7 ( exemplo) .
    Rodaria ?

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS