28/10/10

TAM libera uso de internet nos voos

Noticias
Comentários




A TAM Linhas Aéreas é a maior companhia aérea do Brasil, assim como de toda a América Latina, sendo uma das 20 maiores do mundo e a líder no Hemisfério Sul em número de passageiros transportados. Ao longo dos anos a TAM vem consolidando uma estratégia de crescimento com o objetivo de ser uma das maiores empresas de aviação do mundo, sendo atualmente a única integrante sul-americana da Star Alliance, que é a maior aliança mundial de companhias aéreas

Ela anunciou que a partir de hoje está liberado o acesso aos serviços de telefonia móvel pelos passageiros, como navegar na internet via GPRS, fazer chamadas telefônicas e enviar SMS.

Inicialmente o serviço estará disponível apenas em uma aeronave da empresa, o Airbus A321 com 220 lugares, e em vôos domésticos com rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. Com isto a TAM se torna a primeira linha aérea a oferecer este serviço nas Américas.

A ferramenta foi testada e aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA). Desde o início do ano a TAM vinha tentando obter a aprovação do serviço por esses órgãos.

O acesso aos serviços de telefonia móvel foi possível devido a uma parceria fechada com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves, que irá utilizar os satélites da Inmarsat SwiftBroadband.

O mecanismo permite que  até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições. O serviço fica disponível a partir do momento em que a aeronave atinge 4 000 metros de altura, quando os aparelhos entrarão em roaming internacional.

Proprietários de smartphones também poderão usar os aparelhos para acessar a internet e e-mails. O custo do serviço será definido pela operadora, portanto vale checar as tarifas antes de utilizar o sistema.

Durante decolagens e pousos, os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos. O sistema garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra.

O sistema já foi utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel. A TAM pretende, para o próximo ano, ter mais aeronaves que operam voos domésticos equipadas com a tecnologia.

Fonte

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS