05/08/11

Sueco tenta construir reator nuclear na própria cozinha

Noticias
Comentários




Era só o que faltava, agora tem gente tentando construir um reator nuclear em casa!

Richard Handl, de 31 anos, vive na cidade de Aengelholm e, desde maio, mantinha um blog no qual compartilhava o progresso de seu ousado experimento – com fotos.  Em uma das primeiras postagens, ele explica que o projeto é apenas uma diversão pois o objetivo não era produzir energia, mas sim “testar se era possível dividir atómos em casa”.

Richard, para conseguir os materiais necessários para a construção do reator, utilizou alguns produtos antigos, como relógios, maquinas de fumaça, para conseguir retirar os materiais, que em quantidades pequenas são usados na fabricação de alguns componentes.

Nem tudo acontece como o esperado. No dia 21 de maio, após tentar cozinhar Americium, Radium e Beryllium em ácido-sulfúrico (96%), para conseguir misturá-los melhor. Em suas palavras: “tudo explodiu pelos ares”

explosão nuclear

Mesmo após o início do projeto, Richard enviou um e-mail para a Autoridade de Segurança da Radiação da Suécia, perguntando se havia algum risco e se seu projeto estava dentro das leis de radioatividade. Dois dias após o envio do e-mail, policiais acompanhados de membros da organização prenderam Handl e recolheram todo o material de seu apartamento.

No final do mês de Julho, depois de ter sido solto, Richard fez um post em seu blog dizendo “Estou mundialmente conhecido” e colocou os vários links em que sua notícia se espalhava pelo mundo!

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS