17/11/08

Por que o Linux teme o Windows 7 ?

Noticias
Comentários




 

O blogueiro Preston Gralla, do Computerworld, EUA, afirma que o Linux precisa tomar cuidado para não perder o espaço que conquistou em netbooks. 
Por Computerworld, EUA  

O Linux cresceu no setor de PC ao ganhar espaço com muita força nos netbooks – com limitada memória RAM e pdoer de processamento. O Windows 7, no entanto, aparentemente roda bem em hardware fraco, o que pode significar que a Microsoft está criando um Linux killer. 

Na ocasião de apresentação do alfa do Windows 7, o vice-presidente para Windows e Windows Live Steve Sinofsky garantiu que o Windows 7 usa menos do que metade do 1 GB de RAM que seu netbook Lenovo S10. 

Fazer o novo sistema operacional leve foi uma clara intenção da Microsoft. E acredito que o Linux corre riscos de perder o espaço que conquistou. A MS vai pressionar a adoção do novo SO com força e eu não vou me surpreender se descobrir uma versão específica do Windows 7 apenas para netbooks, com menor necessidade de processamento e de memória RAM. 

Com isso, a posição atual do Linux em netbooks pode virar apenas um ponto no radar após o lançamento do Windows 7. 

Existem outros problemas ao crescimento do Linux em netbooks. Na fabricante MSI, a taxa de devolução de aparelhos com Linux foi quatro vezes maior do que as máquinas com XP. 

A razão? As pessoas acham o Linux muito difícil de usar. Acredito, também, que as pessoas gostam de pagar menos pelo netbook, mas elas não têm plena consciência do que estão comprando até abrirem a caixa. Como não querem aprender algo novo, devolvem o aparelho. 

Além disso, o CEO da Asus Jerry Shen disse que pretende lançar um netbook com Windows 7 em meados de 2009.

Fonte: computerworld.uol.com.br


Leia Também

Compartilhe

22 comentários
  1. 1 Lindomar Luis da Silvaem 26/11/2008 às 18:15

    A maioria das pessoas que usa computador não sabe que linux e muito diferente de Windows! E igual você comparar (Avião X Disco Voador) e acha que linux para ganhar espaço precisa rodar programas e jogos de Windows!
    Bando de bestas burras e ignorantes!
    Se alguem quer rodar jogos e programas de Windows, (continue no Windows), Mas eu uso Linux e não existe nenhum programa no Windows que me faz falta! (existe programa linux para tudo) basta a pessoa deixar de ser preguiçosa e pesquisar no tio GOOGLE)
    Antes de alguem de comentar que instalar programa no linux e dificil… Use pelo menos uma semana com um gerenciador de pacote instalado! Se você achar dificil! Procure e puxe uma carroça!
    Prefiro que pouca gente use linux, mas que seja pessoas que realmente saiba oque esta usando e notar a grande diferença!

  2. 2 Marcioem 5/5/2009 às 07:01

    É infelizmente a preguiça é o lucro dos outros, conhecendo a história da microsoft e seus problemas com segurança e um sistema que fica inchado “cheio de lixo mesmo desinstalando programas”, creio que pode haver muita pouca modificação no sistema chamado windows 7, já que não passa de um vista recauchutado, Eu uso Linux a 2 anos e não ponho sistema pirata de jeito nem um no meu PC não sou “MALANDO”, a complicação em usar Linux é simplesmente a comodidade, como implantar uma qualidade total na empresa grande maioria sempre acha que não dá certo e opina sem sequer ter experimentado .

    Um abraço e muto boa matéria no site !

  3. 3 odeia o linuxem 8/7/2009 às 00:10

    o linux nunca vai derrubar o windows !!!

  4. 4 Marceloem 13/9/2009 às 16:27

    Sempre utilizei o Windows (desde a versão 3.1 que rodava no MS-DOS), mas, fiquei de saco cheio com seus vários problemas de performance e de estabilidade.

    Tomei coragem e resolvi migrar para o Ubuntu Linux (faz 9 meses) e não tenho arrependimentos.

    O Windows sempre foi um sistema problemático e não acredito que o Windows 7 seja toda essa maravilha que está sendo anunciada.

    A adaptação para o Ubuntu Linux foi tranquila e sem muitos problemas. Ele é muito fácil de usar e de aprender.

    Acredito que se alguém tem resistência para aprender algo novo, não deveria se meter com a INFORMÁTICA.

  5. 5 Kátiaem 13/9/2009 às 16:51

    QUEM TEM MEDO DE QUEM?

    Parece piada ler que o Linux teme o Windows seja qual for a versão. Eu ERA usuária de Windows desde o 486 e tive vários problemas mas como usuária comum sempre pensava que era problema de hardware mas em 2006 comprei uma máquina na qual vinha instalado o Linux. Foi uma maravilha aprendi rapidinho achei muito fácil todos os aplicativos comandos janelas. Tinha um KDE e no fim do ano passado mudei para UMBUNTU. É maravilhoso, cheio de recursos que o Windows não disponibiliza.
    E quanto eu paguei por ele? NADA!!!!!!
    Sem contar que o espaço utilizado pelo Linux é mínimo.

    Dizer que as pessoas acham difícil a utilização do Windows é muita loucura. Me perdoem mas essa pessoa que escreveu o artigo acima ou é muito mal informado ou tá recebendo algum da Microsoft ou então é xiita e nunca teve o prazer de testar um Linux.

    A MS que se cuide, pois o Linux tá bombando!!!!

  6. 6 Michael Knightem 26/9/2009 às 10:26

    As críticas devem ser construtivas e cada um só pode falar do que realmente conhece. Linux é bom? Sim e não…. Ídem para o Windows. Mas se o usuário realmente tiver conhecimento, não deixa o Windows ficar pesado ou isso, ou aquilo… Todo o problema sempre está entre a cadeira e o monitor. Uso Windows desde o 1.0 e Linux, bom…. sou to tempo dos primeiros Unix e afirmo que o mundo ainda é Windows, porém… a Elite é Linux… e a super Elite? MacOS!

  7. 7 joilsonem 27/10/2009 às 15:52

    Prezados.
    Por gentiza evitem xingar e ofender os usuários do Windows. Porque essa é uma postura ditatorial, antidemocratica e demostrar intolerância. É preciso tambem entender que o desejo de cada um é soberano. Se uma pessoa quer usar Windows seja por qualquer motivo é um problema dela. Nós não podemos impor a nossa vontade ” SEJAM EDUCADOS!!!”.

  8. 8 RRem 15/11/2009 às 23:18

    “As críticas devem ser construtivas e cada um só pode falar do que realmente conhece. Linux é bom? Sim e não…. Ídem para o Windows. Mas se o usuário realmente tiver conhecimento, não deixa o Windows ficar pesado ou isso, ou aquilo… Todo o problema sempre está entre a cadeira e o monitor”

    Concordo plenamente e sou usuario do window 7 desde a versao beta que ja era muito estava e em termos de segurança se alguem soubesse que wi ndows 7mudou todo o systema de kernel nao falaria tanta besteira,comparar microsoft com windows xp ninguem merece!!
    GPO\reg tweaks\windows 7 firewall\applocker\bitlocker\NAP e muitos outgros atributos nao deixa a desejar nem um pouco em termos de segurança,falar e descer a lenha pois desisitiu de usar e explorar o systema so porque deu problemas no começo e por influencia de muitos migraram pra linux(nao estou falando que linux é ruim) e ja viraram do fan clube e adotaram a ideia de xacotar,bem explorar comandos em linux não é novidade nem esperteza e sim necessidade ,senao vc nem instala a atualização da placa de video(ja usei linux por 6 meses),agora explorar segredos do windows ,no registro do windows já é privilegio/raridade/dom/perseverança dentre outras qualidades!!!
    novo systema de UAC(user accoun control) do win7 veio totalmente modificado e integrado com windefender e agora com MSE(Microsoft security essentials),com GPO tbm !!!!
    tudo depende do que esta nacadeira e em frente o monitor,ou ele aceita o desafio de arrumar uma forma de deixar o systema seguro(para se dispor de todas as vantagens do windows jogos etc) ou pula pro linux que ja por natureza nao é muito perseguido por crackers!!!
    porém logo vao ver a diferença do windows 7 em termos de segurança e performance!!!!!!!!
    nos forums da technet vi um usuario cheio de alegria empolgado com win7 que rodou no pc dele de 512 ,mb de RAM…
    falar sem conhecer é facil ,saber por rumores e descer a lenha é pratico e prazeroso!!!
    tirar a prova viva que é o mais dificil!!
    sem ofensas mas me senti no direito de desabafar !
    Abraços,
    RR

  9. 9 RRem 15/11/2009 às 23:24

    Correções e nao sei pq o texto saiu errado:

    “As críticas devem ser construtivas e cada um só pode falar do que realmente conhece. Linux é bom? Sim e não…. Ídem para o Windows. Mas se o usuário realmente tiver conhecimento, não deixa o Windows ficar pesado ou isso, ou aquilo… Todo o problema sempre está entre a cadeira e o monitor”

    Concordo plenamente e sou usuario do window 7 desde a versao beta que ja era muito estavel e em termos de segurança ,se alguem soubesse que o windows 7 tem todo o seu systema de kernel modificado nao falaria tanta besteira,comparar windows 7 com windows xp ninguem merece!!
    GPO|reg tweaks|windows 7 firewall|applocker|bitlocker|NAP e muitos outros atributos nao deixa a desejar nem um pouco a nivel de segurança,falar e descer a lenha porque desisitiu de usar e explorar o systema so porque deu problemas no começo e por influencia de muitos migraram pra linux(nao estou falando que linux é ruim) e ja viraram do fan clube e adotaram a ideia de xacotar é pratico.bem explorar comandos em linux não é novidade nem esperteza e sim necessidade ,senao vc nem instala a atualização da placa de video(ja usei linux por 6 meses),agora explorar segredos do windows ,no registro do windows já é privilegio|raridade|dom|perseverança dentre outras qualidades!!!
    novo systema de UAC(user accoun control) do win7 veio totalmente modificado e integrado com windefender e agora com MSE(Microsoft security essentials),com GPO tbm !!!!
    tudo depende de quem esta sentado na cadeira e em frente o monitor,ou ele aceita o desafio de arrumar uma forma de deixar o systema seguro(para se dispor de todas as vantagens do windows jogos etc) ou pula pro linux que ja por natureza nao é muito perseguido por crackers!!!
    porém logo vao ver a diferença do windows 7 em termos de segurança e performance!!!!!!!!
    nos forums da technet vi um usuario cheio de alegria empolgado com win7 que rodou no pc dele de 512 ,mb de RAM…
    falar sem conhecer é facil ,saber por rumores e descer a lenha é pratico e prazeroso!!!
    tirar a prova viva que é o mais dificil!!
    sem ofensas mas me senti no direito de desabafar !
    Abraços,
    RR

  10. 10 Ailton Freitasem 3/12/2009 às 07:03

    Olha, estou tendo a infelicidade de usar o Windows 7 no meu desktop.
    Infelicidade porque no princípio, após a instalação, parecia uma maravilha. Rodava rápido… Rodava… Hoje, 2 meses depois, meu windows 7 tá parecendo uma carroça. Já desabilitei o Aero e outras frescuras pra ver se ele ganha em desempenho e nada… minha máquina??? Um Athlon X2 64 4200 com 1GB memória. Bem, utilizo photoshop o dia todo no meu trabalho e na maioria das vezes tenho a impressão que o Windows perdeu o “fio da meada” e fica tentando encontrar… processamento que no XP era rápido, no Seven virou tortura… Tenho o photoshop instalado no Linux Mint 7 que, diga-se de passagem, tá dando show de desempenho no Seven. Pra minha infelicidade ainda tenho alguns programas que utilizo que só rodam no Windows, por isso estou esperando o final de ano para reinstalar o XP.

  11. 11 Ailton Freitasem 3/12/2009 às 07:11

    E me desculpem os afixionados por Windows, mas fazer manutenção no sistema, ficar desabilitando frescuras, etc, para que o desempneho seja mantido, nada é trabalho para usuários comuns… sou fã de Linux sim, mas também sei da importância do Windows. Mas também sinto na pele, no dia-a-dia, a diferença de desempenho entre Windows 7 e Linux. meu Linux está instalado a mais ou menos um ano (atualização, pois utilizo linux desde 1998) e até hoje o desempenho não caiu. e olha que eu vivo instalando um monte de programas no Linux, mas não faço nenhum tipo de manutenção, praticamente não utilizo a linha de comandos… Rodando o compiz, cheio de efeitos, o desempenho do Linux supera o do windows 7 sem Aero e sem os enfeites…

  12. 12 RRem 4/12/2009 às 23:08

    bem nao sei como este milagre acontece com o seus windows 7,o meu desde que lançou a versao rc1 esta instalado e o desem´penho continua igual ,utilizo Lightwave 3D,photoshop e etc..isto acho que depende do End-user tvz vc tenha enchido seu pc de porcariada ou pego algum infecção ou sei la que raios,PC aqui continua lindo de ver!!!
    Specs do meu pc é : intel core 2 duo centrino,2GB de ram ,video intel graphics media accelerator 224 MB compartilhada…
    nao sei realmente o que ocorre com o pcs dos senhores pois windows 7 roda em pcs com 384 MB de ram como ja constatado e inclusive especialistas dizem e a microsoft afirmou que usa codigo linux entao ai esta UM fato consumado REAL!!
    Windows XP que vc tinha que desativar recursos e desconheço este mesmo procedimento no windows 7pra ficar rapido…
    Abraços

  13. 13 Pedro Pauloem 15/12/2009 às 09:16

    LINUX É SEGURO?
    Nunca ouvi maior falácia na vida.
    90% dosprovedores do mundo usam linux como servidor.
    É só ver na mídia o roubo de senhas, cartões, ataques a sites, falsificações, servidores fora do ar, etc.
    E voces ainda tem a coragem de afirmar que Linux é mais seguro que Windows?
    Digam-me em que

  14. 14 alguemem 11/1/2010 às 22:12

    Quanta ignorância e Flammer .. hehe
    Sr. Pedro Paulo…
    Uso computadores desde a época do Z80, acompanhei todas as versões do Dos ao windows que existiram , desenvolvo aplicações tanto para windows quanto para linux. Conheço as vantagens de um windows 2008 , 7 o que for e as do linux também. Mas pelo amor de Deus , você sabe muito bem que ‘roubo a senhas de cartões’ em 90 % são frutos de trojans e outros malwares que vem naquele ‘crack’ que ‘desbroqueia’ o programa do fulando e do ciclano… no windows e você sabe que 90% dos usuários usam windows com recursos de administrador. Eu só estou perdendo meu tempo aqui porque não acho justo com os demais usuários você dar seu ‘diagnóstico experiente’ aqui. Você é programador e não gerente de TI ou formado em redes, é que nem um dentista querer fazer cirurgia do coração … Não Fala do que você não sabe!
    Coisas boas do windows: O windows gera milhões de empregos e renda a milhares de técnicos de hardware que todo mês removem os mesmos vírus dos computadores dos usuários … as coisas são fáceis de instalar (incluindo vírus).
    E sinceramente o atendimento corporativo da M$ também é uma B … pois trabalhei um bom tempo como gerente de TI antes de me dedicar ao desenvolvimento. Microsoft é bom para desenvolvedor preguiçoso como acredito que seja o seu caso, que usa software pirata e não quer perder tempo com compatibilidade ou revisão de código , quer sopinha na boca que a M$ lhe serve bem né …
    A única coisa ruim que posso falar sobre o linux hoje é o excesso de informação e lixo escrito como li aqui … e gente que não sabe ler e quer tudo pronto e diz que sabe do que esta falando … e não são 90% dos servidores que rodam linux basta ver a quantidade de portais bancários e etc feitos em apsx … esses eu não garanto a segurança mesmo.

  15. 15 Cíceroem 18/1/2010 às 15:46

    Essa discussão é muito louvável, porém, estou com um problemão. Comprei 24 máquinas com windows 7. O domínio usado na instituição é o Linux. Como o windows 7 não acessa domínio linux, gostaria que alguém me desse uma alternativa. Forte abraço

  16. 16 Cíceroem 18/1/2010 às 15:48

    É claro que não dá para mudar o domínio agora, mas preciso entregar as máquina aos usuários.

  17. 17 Raphaelem 19/1/2010 às 09:02

    Gente, vamos respeitar as diferenças. Cada um use o sistema operacional conforme a necessidade. Mas tem gente que só usa computador pra navegar na NET, ver fotos, vídeos, ouvir músicas, enfim o famoso “feijão com arroz” e vem dizer que Linux não presta!

    Mesmo assim tá faltando humildade da galera em respeitar a opinião do outro!

  18. 18 samuelem 26/5/2010 às 13:12

    windows 7 de graça

    vai no google e digita: blogspot windows 7

    detalhe: coloque para procurar paginar no brasil ou em portugues… e pais da pirataria..rs

  19. 19 Jurgen Weichertem 4/8/2010 às 21:54

    Quem quiser eu fiz uma matéria para a revista INFO demonstrando que o windows 7 não é “leve” como todos dizem. Nos testes, o windows 7 superou “mas bem pouquinho” o windows vista mas ambos utilizam 1Gb de memória. Em relação a memória, desempenho e estabilidade o Windows XP sai na frente apesar de seu kernel com vida de 10 anos é possível rodar o adobe CS5 nele e jogos de ultima geração (exceto directx 10). Na minha opinião o XP é melhor e demonstro claramente nas pesquisas a ser divulgada.

  20. 20 lucasem 3/9/2010 às 19:45

    Ninguem vem fala que o windows é ruim, e que pessoas são folgadas pois não tentam usar linux.
    Eu deixei instalado por um ano num laptop (sem windows) e tive serias dificuldades e surpresas como vou citar.
    1)OpenOffice não presta, ele não foi compativel com mais de 50% dos documentos do office que eu abri e fui forçado a usar o Wine para emular o office.
    2)Usei o ubuntu, onde se falava em varias telas em um cubo e muitos outros efeitos, mas para minha surpresa eu tive que gastar 3 dias para entender como fazer o cubo funcionar…
    3) A falta de aplicativos comerciais foi um dos pontos negativos pois eu era limitado a programas “simples” e alguns pagos
    4) A falta da simples modo de instalar arquivos e drivers no windows foi um dos piores, me sentia na pré história muitas vezes com a telinha do ms-dos

    Se o Linux fosse muito melhor que o windows as empresas notariam isso e hoje se teria mais linux do que windows, mas como citei isso não ocorre porque a microsoft tem o office e facil intalação de aplicativos, por isso a microsoft não fez uma versão do office para linux, pois poderia perder mais da metade de seus usuários.
    O linux tinha que ter a visão de acessibilidade, como o windows visa desde o 95, pelo menos ao que eu ja vi o ubuntu está aos poucos conseguindo isso,mas falta muita coisa pela frente…

  21. 21 Miclandinnhem 31/1/2011 às 12:16

    É Apenas uma sugestão, mas para que as distros linux sejam mais divulgadas que criar (antes de iniciar o desktop linux) um nivel como nos games, fácil, médio, dificil, a ideia é se a pessoa for preguiçosas de conhecimento ela usará as funções básicas de um amador, médio se esta quiser tentar aprender, e dificil se ela quiser explorar fontes ou comandos, ou seja, as pessoas não se importam com código aberto ou fechado, o que querem é facilidade então vamos dar a elas o linux com roupa de windows (fácil) e o (linux médio e dificil) e criar um manual de instrução amigavel com figuras e destaques a importantes funções amadoras medianas e dificieis no facil, medio e dificil. Garanto que elas quererão aprender o linux, pois somo muito curiosos OBS. caso o amador queira aventurar se no dificil que o manual mostre com facilidade que o pc pode ser restaurado criando um ponto de restauração automatica opcional, expliquem o que é o ponto de restauração automatica em portugues popular e não tecnico

  22. 22 FJ Lukasem 3/6/2011 às 15:04

    O windows 7 e simplesmente o máximo, comigo nunca foi problemático. Como Desktop a companhia de Bill Gates ainda domina. Quem sabe se as companhias que produzem as várias versões da plataforma Linux dessem uma enxugada no sistema afim de globalizar melhor esta plataforma quanto a sua operação e instalação dos diversos drivers, softwares e suas dependências.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS