23/02/11

Panda Security cria campanha “Internet em mãos Seguras”

Noticias
Comentários




90% dos usuários de Internet Acima de 60 anos são homens e gastam 5 horas por semana online

Nos anos 60 não havia computador, a internet era apenas uma idéia na mente de alguns escritores de ficção científica. No entanto, nos últimos 30 anos, a tecnologia invadiu nossas vidas, nos ajudando a administrar melhor nossas tarefas diárias. As crianças nascidas nos últimos anos fazem parte da primeira geração que cresceu, literalmente, digital.  Ao contrario das gerações anteriores que tiveram que se adaptar a este novo ambiente com todos os problemas que isso representa para os mais velhos.

De acordo com o levantamento do uso de Internet realizado pela Panda Security, The Cloud Security Company, para a campanha de conscientização “Internet em mãos seguras, 90% dos usuários da internet acima dos 60 anos são homens e gastam mais de cinco horas por semana online. 98% destes usuários utilizam a rede para checar os e-mails, 67% ficam a procura de informações sobre atividades de lazer, 64% lêem notícias e 58% usam serviços de bancos online.

O estudo, realizado entre Novembro e Dezembro de 2010, entrevistou 16.850 usuários de Internet acima de 60 anos sobre as suas atividades favoritas na Web, além dos problemas que eles enfrentam para se adaptar a este novo ambiente digital.

O uso de redes sociais ou a participação ativa em fóruns ou blogs não estão entre as atividades favoritas dos idosos. Para se comunicar com os amigos, apenas 28% utilizam sites de redes sociais e 11% fóruns ou blogs. Na avaliação de Ricardo Bachert, Diretor Geral e de Consumo da panda Security Brasil, o crescimento da base de idosos posiciona o computador como uma fonte de conforto e inclusão social do idoso. “Aos poucos, este estrato da população vai vencendo o medo da informática e ganha um importante aliado no fortalecimento de sua cidadania”, afirma o executivo.

Já para Eduardo D’Antona Diretor Corporativo e de TI da Panda Security Brasil, a participação de sexagenários na rede reforça o perfil da web como mais um ambiente de convívio familiar que requer cuidados cada vez mais estritos. “Proteger este ambiente precioso contra o assédio do crime é um dos grandes desafios da industria”, assinala o executivo.

66% dos idosos afirmam ter conhecimento médio da internet, enquanto 74% se sentem seguros durante a navegação. 22% usam recursos de treinamento online para aumentarem seus conhecimentos tecnológicos.

Além disso, 54% dos usuários acima de 60 fazem compras online. A compra preferida são pacotes de viagens (62%), softwares (56%), música, filmes e etc (46%). Comida é o item menos comprado, totalizando somente 10% dos casos.

Internet: Um lugar amigável para o idoso?

Quando questionados sobre os principais problemas de fazer compras online, a resposta mais comum é a dificuldade de identificar sites seguros (64%). Já 51% dos idosos dizem que a dificuldade é criar  uma forte e de fácil memorização; enquanto 44% não se entendem com as plataformas de compra online. Devido à dificuldade de lembrar credenciais diferentes, 44% dizem ter uma mesma senha para todas as contas online.

O quarto problema mais importante é encontrar a informação necessaria (27%), seguido pelo preenchimento de formulários online (33%). Outras dificuldades encontradas são referentes a usabilidade de websites (tamanho de fonte e estilo) , problemas de conectividade, lentidão da conexão e definição de alguns produtos e serviços oferecidos por alguns sites.

Quanto às ameaças mais perigosas na Web, a resposta mais comum foi: infecção por vírus (92%), seguido por roubo de credenciais de e-mail e dados bancários (83%). Spam também é uma preocupação para eles (57%), assim como segurança das transações bancárias (50%). Curiosamente, 30% dos idosos estão preocupados com o contato com estranhos e 11% têm medo de cyberbullying.

Quando perguntados se eles sabem como se proteger dos perigos da Internet, 59% deles dizem que não têm tanta certeza sobre isso, embora tomem algumas medidas de precaução para aumentar sua segurança. 26% evitam visitar sites desconhecidos e 15% possuem uma solução antivírus instalada no computador. Somente 4% disseram ter um firewall instalado e ativado, e 6% estão devidamente informados sobre as últimas notícias de segurança, dicas e recomendações.

Netos na web + Computadores de Avós = Perigo

O ritmo frenético da vida cotidiana faz com que os pais deixem as crianças com os avós. 13% dos idosos reconhecem que os menores utilizam seus computadores. Quando questionados se eles sabem sobre as atividades online de seus netos, 42% reconhecem tomar ciência, 39% sabem parcialmente e 18% não sabem quase nada.
45% das crianças utilizam o computador para conversar com conhecidos, em contrapartida, 53% não tem noção com quem os seus netos estão interagindo na rede.

Campanha “Internet em Mãos Seguras”

A Campanha “Internet em Mãos Seguras” visa educar e sensibilizar os usuários sobre a segurança na internet e proteger toda a família contra cyber-ataques. O objetivo é aumentar o conhecimento de todos sobre segurança através de conteúdos simples e de fácil compreensão.

Cada área do site é focada para um grupo específico de idade para solucionar dúvidas referentes as ameaças, riscos  e dificuldades de cada um. O site também contém recursos para ajudar o usuário a entender o conceito de segurança on-line e se proteger. O projeto disponibilizará guias em PDF para imprimir e baixar.

Leia Também

  • Meu Antivírus é o suficiente?:

      A segurança de um PC e de seus dados está cada dia mais vulnerável, Hoje qualquer internauta está exposto, isso vai do mais experiente […]

  • Como funciona o vírus de computador?:

    O vírus de computador, funciona como um vírus biologico, com a função de mutiplicar e infectar o sistema por inteiro. Em 1987 os irmãos Basit e Amjad escreverão um programa que foi nomeado de “Brain”. O Vírus Brain documentado como ‘Vírus de Boot’, infectava o setor de incialização do disco rígido, e sua propagação era através de um disquete que ocupava 3k, quando o boot ocorria, ele se transferia para o endereço da memória “0000:7C00h” da Bios que o automaticamente o executava.

  • Download Avast Antivirus 6.0 grátis:

    Acaba de sair do forno a versão 6.0 de um dos Antivírus mais populares do mundo, o Avast Free Antivírus 6, nesta nova versão 6.0 […]

  • 50% dos computadores do mundo foram infectados em Janeiro:

    De acordo com os dados coletados pelo Panda ActiveScan, antivírus online gratuito da Panda Security –The Cloud Security Company–, 50% dos computadores analisados em todo […]

  • Download do Antivirus avast 5.0 grátis:

    Esta nova versão do Avast! Veio com o visual bem mais atrativo do que as versões anteriores. A versão está mais estável e dos antivírus […]

  • Proteção antivirus para celulares chega ao mercado:

    Agora, surgem antivírus para celulares, porque os telefones também estão entre os alvos de cibercriminosos. Para combater as pragas que atingem os aparelhos móveis, as […]

  • Todos AntiVirus para Celular:

    Segurança hoje em dia é uma coisa indispensável com tantos ataques, antigamente, os ataques eram feitos apenas à computadores e tal, só que hoje com […]

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS