13/12/10

Números de Celulares terão 9 digitos

Noticias
Comentários




A Anatel aprovou nesta quinta-feira um cronograma de medidas para evitar escassez de números de telefone no país, sobretudo em São Paulo. Entre as medidas está a adoção de números de celular com 9 dígitos.

A medida mais imediata será diminuir a “quarentena” de números de celular que são desativados de 180 para 90 dias. A “quarentena” é um período de adaptação para que um número que foi desativado não caia imediatamente no domínio de outro cliente.

A medida mais impactante, no entanto, é o acréscimo de um um nono dígito nos números de telefones celulares de São Paulo. As empresas terão 24 meses para se adaptarem. Depois, a agência vai estabelecer um cronograma para todo o país adotar o nono dígito nos números de celular.

A agência aprovou ainda uma mudança no compartilhamento de números da telefonia fixa com celulares. Ou seja, alguns números de celulares vão começar com 5 (até então exclusivo dos telefones fixos). A medida irá criar 370 milhões de novos números.

O problema é que a combinação de DDD 11 + 8 dígitos estava acabando. A solução é adicionar mais 1 dígito aos números pertencentes à área 11, uma maneira de dar vazão à demanda por novas linhas telefônicas em São Paulo. Com isso, fica descartada a ideia de criar mais um DDD (código 10) para atender São Paulo. A medida entra em vigor em 2012.

Fonte

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS