20/08/12

Muitos brasileiros não se preocupam com a segurança na internet, você é um deles?

Artigos, Noticias
Comentários




Brasileiros estão entre os usuários que mais horas passam conectados, mas, em contrapartida, eles parecem os menos preocupados com a segurança na web.
Um estudo realizado por uma agência internacional avaliou a preocupação com segurança na internet. Entre os 12 países pesquisados, o Brasil conquistou a oitava posição. Segundo a pesquisa, a preocupação em relação às compras e transações bancárias via internet, assim como a proteção contra infecções por vírus e spam, por exemplo, caiu drasticamente. O que deixa os brasileiros em evidência e vulneráveis a investidas de cibercriminosos.

Principais formas de ataque na internet | Via Free Digital Photos

Recentes ataques a sites governamentais e de grandes organizações colocam em xeque a segurança de nossos computadores pessoais. Não possuímos as mesmas ferramentas que esses grandes sites, mesmo porque, felizmente, não estamos sujeitos aos mesmos ataques. É preciso considerar, no entanto, que os métodos usados pelos criminosos para chegar às nossas informações são mais simples, porém igualmente destrutivos.
Por isso, precaução é o principal fator para manter a segurança na web. Nesse sentido, algumas medidas devem ser adotadas, para que seu computador esteja sempre seguro: manter o firewall e o antivírus atualizados, além de contar com um antispyware, são coisas simples, mas altamente eficazes.

Programas que ajudam a se proteger na web | Via Free Digital Photos

O Firewall é um programa que cria barreiras que controlam o tráfego de dados no computador, monitorando e evitando que possíveis ameaças “entrem” em sua máquina. Para decidir qual firewall usar, é preciso considerar o perfil de navegação e o tipo de sistema de seu computador. Normalmente, os computadores vêm com um firewall, que pode ser customizado.

Já o antivírus é o principal aliado na proteção virtual, contando com versões pagas e gratuitas, de grandes desenvolvedores, como a Bitdefender Antivirus, por exemplo. Como há infinitos vírus na rede e outros tantos em desenvolvimento, é necessário que o software de segurança escolhido para a sua máquina funcione corretamente, garantindo sua segurança. Por isso, é importante manter o programa sempre atualizado, assim como realizar varreduras periódicas é essencial para garantir proteção contra qualquer tipo de infecção.

Por último, mas não menos importante, o antispyware tem como objetivo evitar que spywares infectem seu computador e roubem suas informações. Estes programas, ao ter acesso a uma máquina, armazenam dados de navegação, senhas de bancos ou redes sociais e outras informações confidenciais, transmitindo todos esses dados a cibercriminosos que os usarão para fins ilícitos. Os antispywares funcionam da mesma maneira que os antivírus, impedindo o acesso dessas ameaças, além de identificar e remover possíveis programas corrompidos.

O cuidado da vida real aplicado à realidade virtual
A internet possibilita um mundo de novidades, informação, entretenimento, serviços a um clique de distância. Já não precisamos ir às ruas para realizarmos as tarefas mais corriqueiras. No entanto, ela vem acompanhada com a possibilidade de crimes serem cometidos dentro de casa. Por isso, é preciso estar sempre atento. Todo mundo é cauteloso ao realizar saques e pagamentos de contas em bancos físicos. A mesma vigilância deve ser mantida no internet banking.

Ao comprar ou adquirir um eletrodoméstico falsificado e/ou pirata, o consumidor normalmente está consciente de que existe o risco de ele não funcionar da maneira correta. Com os softwares piratas o problema é o mesmo. Por isso, tome cuidado com o que você coloca em seu computador.

Vamos nos manter em alerta e fugir das estatísticas, mostrando que brasileiros são mais espertos que cibercriminosos.

Este artigo é um oferecimento da Bitdefender Antivírus.

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 Leandroem 27/8/2012 às 20:19

    NEM ANTIVIRUS EU TENHO E FAZ MUITO TEMPO. PROBLEMA MAIOR E O USUARIO.

  2. 2 Marcelo Melhor TVem 7/9/2012 às 13:54

    Eu me preocupo muito só faço compras em sites certificados

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS