13/06/11

Conheça como funciona a Fibra ótica

Noticias
Comentários




 

Eu já uso há um tempo fibra ótica com velocidade de 8 mb, não é muito, se comparado à outras que existem poraí, mas de certo modo é bem melhor do que linhas de telefonia convencionais, então para quem gosta de velocidade a fibra ótica é o essencial, pois você deve saber que a fibra ótica garante velocidades muito maiores do que as oferecidas pelos fios de cobre comuns, mas ainda não deve conhecer os números exatos. Hoje, uma conexão banda larga de “alta velocidade” é oferecida com mais ou menos 10 Mbps, o que permite downloads a quase 1,25 MB/s.

Já a Fibra ótica aponta testes para velocidades de 10 Gbps, o que resulta em downloads de 1.280 MB/s. É um aumento muito bom e podemos dizer que é a tecnologia que estaremos usando em massa daqui algum tempo, isso pode ser extremamente importante para quem gosta de jogar games online, baixar muitos arquivos pela internet, ou então para empresas.

Mas porque a velocidade é tão alta assim?

É porque a fibra ótica não envia dados do mesmo modo que os cabos convencionais. Para garantir maior velocidade, todo o sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores que são juntamente integrados aos transmissores. Há dois modos de converter os dados: por laser e por LED.

Sem essa conversão, os dados enviados e recebidos não poderiam desfrutar das mesmas larguras de banda. É ai então que surge a necessidade dos cabos de fibra ótica, pois são eles que permitem a velocidade e a qualidade superiores às oferecidas pelos cabos convencionais.

Confira mais na imagem abaixo:

como funciona a fibra ótica

Foto: Tecmundo

Fonte: Tecmundo

Leia Também

Compartilhe

4 comentários
  1. 1 adrianoem 14/6/2011 às 10:08

    muita velocidade para uma pessoa só

  2. 2 Ricardo Soaresem 14/6/2011 às 10:23

    não sei se stá se referendo a mim, rs. Mas aqui em casa a internet é distribuida para 4 computadores e para celulares.

  3. 3 Alexandreem 28/6/2011 às 20:27

    Galera tenho fibra de 30 mb da telefônica, o maior problema não é a saída do sinal e sim os provedores de serviços que não comportam…. por exemplo: ao fazer o download de um linux diretamente no site (tipo 4gb) faço em 20 minutos no máximo, porem em alguns sites demora varias horas… então não se iluda que tudo que você irá baixar será na mesma proporção.

  4. 4 Ricardo Soaresem 28/6/2011 às 23:25

    Pois é Alexandre, é também um dos grandes problemas que enfrento, mesmo a net sendo de 8 mb com fibra, em mutios sites o download nao passa de 200 kbs, enquanto era pra estar à 800 kbp/s :S

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS