27/07/09

Comércio na fronteira com o Paraguai terá taxa de 25% sobre produtos

Noticias
Comentários




paraguai

O Brasil anunciou neste sábado que aplicará uma taxa de 25 por cento ao chamado Regime de Tributação Unificado (RTU), que se aplica ao comércio na fronteira com o Paraguai, em uma decisão que busca formalizar o intercâmbio.

A medida consta em uma declaração conjunta assinada pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Fernando Lugo, que se reuniram na capital paraguaia para fechar um acordo em relação à hidrelétrica binacional de Itaipu.

A taxa afetará principalmente o comércio na intensa fronteira entre Ciudad Del Este, no Paraguai, e Foz de Iguaçu, a 350 quilômetros a leste da capital paraguaia, na região conhecida como Tríplice Fronteira.

Paraguai e Brasil entraram em acordo há alguns anos para aplicar o RTU com o objetivo de regularizar o comércio ilegal em Ciudad del Este, onde pequenos comerciantes brasileiros, conhecidos como “sacoleiros,” compram mercadorias que trazem para o Brasil sem pagar impostos.

A taxa aplicada pelo Brasil foi considerada positiva pelas autoridades paraguaias, que sustentam que a mesma irá permitir manter a atividade comercial na fronteira e colocar fim às reclamações dos comerciantes locais em relação ao rigoroso controle das autoridades brasileiras.

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 robertaem 27/1/2012 às 16:47

    é bem legal o paragui eu fui bastante vezes pra la e gostei mas cansa muito la bjs

  2. 2 Lucasem 22/7/2012 às 11:58

    Foto do pais paraguai

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS