22/02/12

Canonical lança novidades: Ubuntu para Android

Artigos, Noticias
Comentários




A Canonical, empresa que cuida do financiamento do Ubuntu e Kubuntu, esta cheio de novidades, como por exemplo, a TV Ubuntu, que ainda não esta oficialmente nas vitrines para às vendas. Porém, o que realmente chamou atenção nesses últimos dias, foi o lançamento do Ubuntu for Android, uma distribuição Linux que pode ser usada no Android.

Funcionamento muito bacana, é como levar seu Ubuntu para qualquer lugar, conecta-lo em qualquer desktop com Ubuntu e desfrutar dos recursos. É claro que, os programas já instalados no celular com Ubuntu for Android, poderão ser usados em qualquer desktop com Ubuntu.

O Ubuntu for Android vem com as seguintes aplicações por padrão: Chromium Web Browser, Google Calendar, Google Docs, Thunderbird email client, Gwibber, VLC Media Player, PiTiVi, Ubuntu Music Player, Ubuntu Photo Gallery e Android Dialer, portanto é com você se quiser instalar outros tipos de programas ou até mesmo substituir os padrões.

Veja como é a integração do celular com o desktop:

Imagem de Amostra do You Tube

É interessante ver empresas de não tão grande porte competindo com as gigantes, fazendo até melhor, pois em vez de prometer tanto potencial na parte dos hardware, a Canonical quer é fazer proveito do que temos atualmente e por sinal, esta dando certo. Fica a pergunta: para que tanto potencial na parte física, hardware, se não desfrutar 100% deles? A Canonical respondeu com o lançamento do Ubuntu for Android…pois segundo ela/ele, o objetivo é desfrutar o máximo do hardware, o quanto puder para garantir ótimo desempenho.

Leia Também

Compartilhe

5 comentários
  1. 1 Leandroem 23/2/2012 às 09:16

    Sera que funciona para Tablet ?

  2. 2 Leonardoem 23/2/2012 às 13:00

    Boa pergunta, Leandro. Segundo a/o Canonical, o Ubuntu for Android serve para telefone celulares com Android e que tenha processador multi/dual-core, mas não especificaram exatamente se roda em Tablet.

    Não há nada oficial, mas em minha opinião, roda sim, porém, nem é melhor testar neles.

    Deixarei o link oficial da página da CANONICAL, para quem entende inglês tudo jóia, quem não entende, só colocar o link no Google Tradutor, a tradução será feita automaticamente.

    http://www.ubuntu.com/devices/android

  3. 3 Ricardo Guimarãesem 23/2/2012 às 18:41

    Para ser executado, o Ubuntu for Android vai exigir um smartphone com processador dual-core de 1GHz, 512MB de memória RAM, 2GB de armazenamento livre, saída HDMI e aceleração de vídeo. Na teoria, qualquer aparelho top de linha lançado em 2011 já se encaixa nesses requisitos.

  4. 4 Leonardoem 23/2/2012 às 20:53

    Na teoria, roda sim, eu acredito que roda, mas creio esperar um pouco para ver se sai novidades ou entrar em contato com a própria CANONICAL via email.

  5. 5 Durvalem 4/3/2012 às 13:49

    Qual a vantagem de substituir o android por um sistema linux, Pelo que esta especificado no post, o sistema linux terá aplicativos semelhantes aos do android.
    Hot Master – Vidros Elétricos

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS