18/09/10

Caixa Econômica Federal irá Instalar 7800 Terminais de Atendimento Móvel

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A Caixa Econômica Federal está concluindo a operação piloto de um projeto que prevê a instalação de 7.800 terminais de “Atendimento Móvel” com tecnologia de um Consórcio de Mobilidade formado pelas empresas Mob-Up, Prime, B2BR e Fóton em 5300 agências e 2.500 correspondentes CAIXA Aqui, como cartórios, supermercados e imobiliárias em vários estados brasileiros.

Em testes atualmente em duas agências da Caixa, os Terminais Móveis permitem que os tradicionais serviços de balcão possam ser operados por atendentes que vão até os clientes, ainda posicionados nas filas, ou mesmo na área de auto-atendimento das agências, sem que os clientes necessitem aguardar atendimento no interior das unidades.

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Os terminais podem ser configurados para qualquer tipo de operação de um caixa convencional, mas a prioridade da Caixa serão inicialmente as operações mais demandadas pelo público das agências e correspondentes, como consulta de FGTS, alteração e criação de senha do Cartão do Cidadão, consulta de benefícios do Programa Bolsa Família, operações relacionadas ao Seguro Desemprego e acesso a dados PIS, entre outras.

Segundo o Gerente Nacional de Implementações em TI da Caixa Econômica Federal, Luiz Rogério Lecheta, “estas operações atendem à maior parte das necessidades do nosso público, que é predominantemente formado por beneficiários dos programas sociais e de transferência de renda do governo, trabalhadores, aposentados e os clientes bancarizados pela Caixa”.

“Com a possibilidade de efetuar o atendimento para a área externa da agência, além de facilitar os níveis de acessibilidade para pessoas com limitações motoras, a CAIXA espera reduzir o tempo de espera para atendimento nos seus pontos de atendimento, oferecendo conforto e comodidade para a clientela da Caixa”, comenta Lecheta.

De acordo com Alba Neide Alves, Gerente Nacional de Gestão de Atendimento aos Clientes, o projeto “Atendimento Móvel” deve ser totalmente implantado ainda em 2010, iniciando pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Rondônia.

“A expectativa é selecionar um grupo de operações específicas e transferi-las integralmente dos caixas fixos para os móveis, o que melhorará significativamente a agilidade do atendimento nas agências”, comenta a executiva.

Este projeto está alinhado ao propósito da CAIXA de se tornar referência em excelência no atendimento, ampliando suas alternativas de atendimento e distribuição de produtos e serviços.

A CAIXA pretende com essa inovação, disponibilizar aos seus clientes uma alternativa de atendimento que ofereça mais comodidade e agilidade no atendimento de serviços essenciais. Tal solução permite ainda que a CAIXA realize ações de atendimento em localidades não assistidas por agência bancária, promovendo a inclusão e o acesso a serviços a toda a sociedade brasileira.
Ainda segundo Alba, “os equipamentos disponibilizados nessas agências suportarão todo tipo de serviços bancários que não envolvam transações em dinheiro. Embora o software tenha também essa capacidade, para que coloquemos essa operação em funcionamento, seria necessário um investimento maior em segurança, devido à operação em áreas externas ao banco.

Na avaliação de Marcelo Malagutti, sócio-diretor da Fóton Informática, o projeto de Caixas Móveis da Caixa irá introduzir um novo paradigma que resolve inúmeros gargalos de atendimento nas agências bancárias brasileiras. “Com uma rápida intervenção técnica e investimentos controlados, o banco consegue rapidamente reduzir os tempos de espera nas agências e eliminar dificuldades de acessibilidade sem a necessidade de reformas radicais nas edificações”, assinala Malagutti.

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1 comentário
  1. 1 cintia silvaem 21/9/2010 às 14:14

    nao consigo ver o meu saldo pelo computador, o que preciso fazer?

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