15/03/11

Bioplástico em peças de impressoras e multifuncionais para diminuir emissão de CO2

Noticias
Comentários




A OKI Printing Solutions, uma das principais empresas de soluções de impressão do mundo, anuncia a introdução de uma peça de bioplástico, – que compõe 25% dos recursos renováveis de biomassa com origem vegetal, – em todas as suas impressoras e multifuncionais. Os produtos fabricados a partir deste mês terão bioplástico em sua composição, consolidando os primeiros esforços do uso deste material nos equipamentos do Grupo OKI.

Atualmente, o Grupo OKI tem representantes em mais de 120 países e vende aproximadamente 1,1 milhão de impressoras e multifuncionais por ano. Espera-se que a utilização do bioplástico reduza as emissões anuais de CO2 em 3 toneladas.

O bioplástico tem como base o ácido polilático, um recurso renovável extraído de plantas. Ele proporciona maior resistência a chamas, durabilidade, resistência ao calor e flexibilidade, bem como facilidade de processamento. Estas qualidades permitem o uso do produto no desenvolvimento de diversos elementos, que vão de componentes externos a peças mecânicas. O recurso é amplamente usado em artigos de papelaria, eletrodomésticos e equipamentos de escritório.

“Os bioplásticos renováveis de origem vegetal reduzem o impacto ambiental por meio da diminuição das emissões de CO2 e do consumo de recursos petrolíferos”, afirma o presidente do Grupo OKI, Harushige Sugimoto.

A competitividade de custo e a capacidade de obtenção desse bioplástico em indústrias no exterior foram fatores essenciais para a escolha. “A OKI vem desenvolvendo proativamente produtos e tecnologias para reduzir o impacto ambiental. A empresa pensou por muito tempo no uso de bioplástico em suas impressoras e multifuncionais, pois este material oferece desafios formidáveis nas áreas de resistência ao calor, durabilidade e flexibilidade”, completa Sugimoto.

A meta do Grupo OKI é, até 2012, reduzir em 6% as emissões de CO2 em relação aos níveis de 2007 e a utilização de bioplásticos é um dos meios utilizados pela empresa para atingir este objetivo. A OKI planeja substituir, sempre que possível, os plásticos tradicionais (derivados do petróleo) por bioplásticos renováveis de origem vegetal em suas impressoras e multifuncionais.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS