07/01/09

Athlon Neo, processador para ultraportáteis da AMD

Noticias
Comentários




amddddd

A AMD pretende aumentar sua participação nos netbooks e sistemas de baixo consumo, introduzindo seu processador Athlon Neo e uma plataforma correspondente. O Neo consome tipicamente 15W e mede cerca de 1,1 polegada quadrada. O processador é clockado a 1,6 GHz, com barramento de 1,6 GHz, 512 KB de cache L2 e suporte a instruções de 64-bit. Ele deverá ser uma alternativa ao Atom, processador mais popular no ramo, da concorrente Intel. 

De acordo com divulgações, há também uma versão menos poderosa, fazendo a linha Sempron. Esse roda a velocidades de 1 a 1,5 GHz, com a metade do cache L2: 256 KB. O benefício se mostra no consumo, chegando a uma média de 8W. 

A parte gráfica também é beneficiada com hardware da AMD, visando estes processadores. A ATI Radeon HD X1250 integrada pode decodificar vídeos 1080p HD sem consumir muito mais energia ou espaço físico. Para jogos casuais ou recursos 3D mais avançados, a AMD tem a ATI Mobility Radeon HD 3410, com 40 processadores stream e suporte a DirectX 10, assim como OpenGL 2.x – sendo eficiente mesmo em ultraportáteis, onde o consumo de energia é algo crítico. 

O Athlon Neo e esses chips gráficos já estão disponíveis, e virão primeiramente no HP dv2 (veja nesse site), um novo sistema leve da HP com tela de 12 polegadas, pretendendo atacar o MacBook da Apple. Outros parceiros da AMD não tiveram os nomes divulgados, mas é certo que a plataforma deverá se popularizar nos próximos meses. 

Mais um segmento onde a AMD vai incomodar a Intel.

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 marcelaem 15/11/2009 às 18:24

    gostaria desaber se alguem tem esse processador e se é bom;…

  2. 2 Michelleem 3/12/2009 às 18:33

    Olá! Eu tenho um notebook HP com este processador e posso afirmar a qualidade do mesmo. O note é rápido, atende a necessidade perfeitamente, é bonito, leve e principalmente, pequeno. Eu recomendo.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS