14/10/14

As vantagens de um celular corporativo conectado à Internet

Noticias
Comentários




Em se tratando de tecnologia, quase toda frase envolve um “antigamente e hoje”: “antigamente era assim, hoje é assado”. Por exemplo: antigamente enviávamos cartas que demoravam dias, às vezes meses para chegarem a outras cidades; hoje enviamos e-mails que alcançam o outro lado do mundo em menos de um segundo. Antigamente nós precisávamos falar com a operadora para conseguir uma ligação local, hoje basta discar o número da pessoa e conversar com ela face a face pelo celular!

celular 4g

As inovações tecnológicas trouxeram um impacto muito grande sobre toda a sociedade, mas principalmente sobre o ramo empresarial e corporativo. Hoje é possível fazer negócios internacionais, realizar e receber pagamentos sem sequer deixar a cadeira do escritório – ou, se você estiver se locomovendo, você pode controlar praticamente toda a sua empresa pelo celular.

Comunicação mais dinâmica entre colaboradores aumenta a produtividade

Um celular empresarial conectado à Internet permite que os funcionários e chefes de determinada empresa ou os colaboradores envolvidos em determinado projeto tenham uma comunicação mais dinâmica, estando sempre a par das tarefas a serem realizadas, recebendo atualizações em tempo real dos projetos nos quais estão trabalhando e comunicados importantes de seus chefes ou demais colegas de trabalho, por exemplo.

Além disso, a concorrência entre as empresas de tecnologia faz com que sejam lançados, a todo o momento, dispositivos mais modernos, com tecnologias cada vez mais avançadas. Hoje, por exemplo, os tablets e smartphones são realmente “smarts”, possuindo uma infinidade de recursos e aplicativos cujo impacto positivo sobre projetos, colaboradores e produtividade no espaço de trabalho não pode mais ser ignorado.

Os benefícios de um telefone corporativo conectado à grande rede de computadores também vão além das questões internas da empresa, passando até mesmo pelo aspecto psicológico do trabalhador, que certamente se verá mais valorizado de poder usufruir de um aparelho celular da empresa.

Ao manter um colaborador ligado à Internet, a empresa ainda pode obter um impacto positivo em suas finanças. Isso porque a possibilidade de comunicação via mensagens de texto ou e-mails, seja com outros colaboradores, com clientes, fornecedores, representantes, etc., elimina a necessidade de, por exemplo, realizar ligações, que possuem um custo maior.

Outro exemplo da praticidade da telefonia corporativa: existem aplicativos que permitem a realização de reuniões e encontros virtuais, com vídeo em alta qualidade, o que também reduz a necessidade de viagens intermunicipais ou interestaduais para um encontro de negócios. Uma conference call realizada pelos celulares dos interessados resolve o problema.

É importante traçar regras para o uso do celular corporativo

Apesar dos efeitos positivos que apontamos acima, é importante ressaltar a necessidade de a empresa ter um regulamento ou um código tratando sobre os limites do uso do telefone corporativo, por uma série de questões, tanto do aspecto financeiro (não é porque é corporativo que é de graça) quanto do próprio aspecto da produtividade.

As redes de Internet de empresas tendem a bloquear, por exemplo, as páginas de redes sociais, que consomem muito tempo do colaborador e diminuem sua produtividade. Em relação aos telefones corporativos, é mais difícil exercer esse controle sobre os aplicativos, tanto de redes sociais ou de troca de mensagens instantâneas, por exemplo.

Conscientizar o colaborador da utilidade e praticidade da telefonia corporativa, apontando como ele pode usar o celular corporativo a seu favor, é fundamental para que não se tenha o efeito contrário: um colaborador completamente alienado em meio a redes sociais, páginas de notícias esportivas ou de fofocas de celebridades.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS