22/01/10

AMD cresce mais do que o esperado no 4º trimestre de 2009

Noticias
Comentários




A AMD reportou receita superior à esperada, principalmente por conta dos gastos dos consumidores durante a temporada de compras de fim de ano, que foi bem grande.

As ações da AMD, que havia registrado 12 trimestres consecutivos de prejuízos até o quarto trimestre, caíram 4,2 por cento na quinta-feira, enquanto investidores realizaram lucros depois de uma alta de mais de 75% nos três últimos meses.

Alguns analistas apontaram também para a incerteza sobre a participação acionária da empresa em uma fabricante terceirizada de chips.

No ano passado, a AMD promoveu a cisão de sua divisão GlobalFoundries de fabricação de chips, na prática se dividindo entre uma fabricante terceirizada de chips e um companhia de microprocessadores. Esta última expandiu suas atividades, posteriormente, para a criação de chips baseados em projetos da ARM Holdings, do Reino Unido.

A AMD anunciou que a partir do balancete do próximo trimestre, seus resultados não serão apresentados de forma consolidada com os da GlobalFoundries.

A endividada GlobalFoundries se tornou um fardo nas contas da AMD, enquanto a separação é concluída. Nesse meio tempo, investidores e analistas lutam para compreender os relatórios financeiros da empresa.

“Temos uma forte maioria de pessoas querendo saber qual é o poder de faturamento real, aqui, ,disse Doug Freedman, analista da Broadpoint Amtech. “Continua a existir muita confusão sobre o poder de faturamento da empresa, porque os resultados continuam consolidados.”

Patrick Wang, analista da Wedbush Morgan, concordou, acrescentando que embora a separação de resultados seja boa nova, seu efeito já foi computado nas ações e não deve impedir que os investidores realizem lucros.

“Devido ao sentimento dos investidores e às tendências de operação de semicondutores na temporada, as boas notícias não são recompensadas”, disse.

A AMD informou lucro líquido de 1,2 bilhão de dólares, ou 1,52 dólar por ação, para o quarto trimestre encerrado em 26 de dezembro, revertendo prejuízo de 418 milhões de dólares sofrido um ano antes.

Mas o resultado líquido da companhia foi impulsionado por pagamento de acordo judicial de 1,2 bilhão de dólares feito pela Intel à empresa.

A receita subiu para 1,65 bilhão de dólares ante uma expectativa de Wall Street de quase 1,5 bilhão, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Fonte: UOL Tecnologia

Leia Também

  • A AMD e o Blu-Ray 3D:

    A AMD pretende mostrar na CES (Consumer Electronics Show) de 2010 uma nova tecnologia para Blue-ray 3D, visando o uso doméstico. Segundo a fabricante, a […]

  • Informações sobre a nova plataforma Fusion, da AMD:

    Na conferência para analistas financeiros da AMD realizada hoje, foram apresentadas algumas novidades sobre o chip Fusion, que será lançado em 2011 e que integrará […]

  • AMD auxilia compradores leigos com a plataforma Vision:

    A AMD apresentou uma solução para tentar acabar com a confusão na hora de comprar um computador. Não será preciso saber a configuração da máquina e […]

  • A AMD irá falir?:

    Segundo o Business Insider, a AMD é um bom candidato para a falência. De fato os analistas da companhia recentemente publicaram uma classificação das “grandes” […]

  • Vendas do Phenom II X3 disparam após ativação do 4º núcleo:

    A habilidade dos AMD Phenom II X3 em ter seu núcleo adicional ativado graças a uma falha na programação da BIOS, tem sido um dos mais […]

  • Phenom II X4 supera Core i7:

    A equipe finlandesa conseguiu bater o recorde mundial do 3DMark06 com um equipamento baseado no novo processador da AMD, o Phenom II X4. Eles onseguiram superar em […]

  • Athlon Neo, processador para ultraportáteis da AMD:

    A AMD pretende aumentar sua participação nos netbooks e sistemas de baixo consumo, introduzindo seu processador Athlon Neo e uma plataforma correspondente. O Neo consome tipicamente 15W […]

Compartilhe

1 comentário
  1. 1 Felipeem 23/1/2010 às 09:46

    Ótimo espero que a AMD continue lucrando e melhorando sua situação é uma ótima empresa e fabrica ótimos processadores. Go AMD Go!!!

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS