01/09/11

4G ainda é uma tecnologia distante da realidade brasileira

Artigos, Noticias
Comentários




A evolução da conexão 3G vem sendo apontada como a nova tecnologia a ser usada no Brasil até a copa de 2014, mas será possível isso até lá?

Nos Estados Unidos as conexões em 4G ainda não são o padrão, mas já são oferecidas por algumas empresas e alguns dos novos smartphones vem com a tecnologia disponível.

No Brasil o governo já citou inúmeras vezes a implantação das redes 4G até a copa, porém a grande questão é como isso será feito, pois as operadoras que hoje oferecem o 3G ao consumidor brasileiro não tem cobertura 3G em toda a rede nacional, sem contar que mesmo nas áreas onde o 3G “pega bem” a conexão mesmo assim é de velocidade considerada baixa, em media uma rede 3G brasileira chega a 1 MB nominal.

As principais vantagens do  4G são as altas taxas de transferências de dados devido ao seu uso por IP, conexões que em testes passaram de dezenas de MB’s, e mesmo em movimento seu usuário quase que não sofrerá com reduções de velocidade.

Nos Estados Unidos a operadora Sprint (www.sprint.com) oferece o serviço em diversos estados com velocidades de 3 a 6 MB, porém o 4G já um realidade há tempos na Europa, a operadora TeliaSonera opera o 4G na Noruega usando a tecnologia LTE (Long Term Evolution), em seus testes a empresa conseguiu alcançar a velocidade de download que variaram entre 20 Mbps e 80 Mbps.

No Brasil as empresas são vão mesmo dar inicio aos seus projetos comerciais com a rede 4G após a licitação que deverá ocorrer somente em abril de 2012 é essa licitação é para a freqüência de 450Mhz, conforme o atual ministro das telecomunicações Paulo Bernardo após essa licitação o serviço 4G deverá estar operando entre 2012 e 2013, e que a principio as primeiras cidades com o serviço serão as 12 capitais onde serão sediados os jogos da copa.

Portando caro amigo internauta pode esperar mais um bom tempo com sua conexão 3G pois a internet ultra-rápida que segundo o governo poderá chegar até 100MBps vai demorar.

.

.

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 Aliem 6/9/2011 às 22:07

    poxa hein o Brasil é isso mesmo. Em Portugal já tem a Internet de 200Mb, e aqui nem chegamos nos 100Mb. Quero ver a gringaiada que quando chegar aqui vai ver a inferioridade tecnológica brasileira, já que estão acostumados com outro tipo de realidade.

  2. 2 Matheus Ramosem 7/9/2011 às 13:12

    Olá, vale dizer que, apesar de comercialmente conhecidas como redes 4G, o WiMAX e o LTE são tecnologias que se enquadram no padrão 3G. Um exemplo de tecnologias 4G que estão sendo desenvolvidas, porém ainda não utilizadas, são o LTE advanced e o WiMAX advanced.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS