16/09/08

O Suposto Filme do Half-Life

Games
Comentários




Faz tempo que eu queria escrever sobre esse polêmico assunto: O Suposto Filme do Half-Life. A que ponto chega a obscessão de alguns fãs que espalham boatos para ver Gordon Freeman e os personagens da maior produção da Valve Software nas telonas? Se por algum motivo o filme for desenvolvido, será de boa qualidade? Será que os fãs de jogos clássicos tanto de First Person Shooter como de outros gêneros aprovaram os filmes lançados dos mesmos? 

No início do ano de 2003, rolou um boato na internet informando ao público que a Valve fechou um acordo com os produtores de Hollywood para descrever a história ocorrida em Black Mesa Research Facility. Pura mentira. Esse boato infeliz foi descartado poucos meses após o ocorrido. Desde então, algumas pessoas criam falsas esperanças dentro da cabeça alheia quanto ao suposto longa da Valve. Agora, vamos argumentar um pouco. 

Se o filme da primeira geração do Half-Life for produzido, ele não será de boa qualidade. Primeiro porque não há personagens suficientes para haver diálogo entre eles, apenas Gordon Freeman (ele não fala durante o jogo inteiro), G-Man (que fala apenas com um cientista em ‘Anomalous Materials’ e com Freeman no final do jogo), Barney Calhoun e Adrian Shephard. Alguns figurantes também apareceriam, como os Cientistas de Black Mesa, os H.E.C.U., e os outros funcionários. Um filme só com 4 personagens que falam? Daí os produtores teríam de improvisar: Pegar alguns figurantes (ex: Um Cientista; um Segurança, etc), dá-los um nome e uma breve história, para aí sim transformar em um personagem. 

Se eles fizerem isso, estarão mudando totalmente o rumo da história do jogo, pois no original, não haveria esses ‘personagens extras’. E pessoalmente, mudar totalmente o enredo do jogo para pôr no filme é considerado traição com os produtores dos jogos. Agora vamos imaginar no decorrer do filme. Nas primeiras cenas, Gordon chega à Black Mesa, encontra alguns cientistas, conversam com eles, e se prepara para o experimento. Ele veste sua H.E.V., faz o experimento com o cristal, explosões ocorrem, causando uma tragédia nos laboratórios. E depois disso, no jogo, Gordon Freeman luta pela sua própria sobrevivência sozinho, destruindo Xenianos e os H.E.C.U. em geral, desde Black Mesa, até o planeta Xen. 

Ou seja, 85% do filme seria totalmente sem diálogos, apenas com monótonas cenas de ação do início ao fim, aparecendo um cientista com um pé-de-cabra na mão, matando sem piedade tudo o que vem pela frente. Isso só trazeria gastos imensos para os produtores do filme, pois para desenvolver uma cena de ação, é muito mais complexo e caro do que em uma cena com diálogos. Nos jogos, diversas cenas de ação com um personagem matando os monstros devem ser comuns, pois o objetivo do First Person Shooter é exatamente esse. Agora você deve estar imaginando: ‘Os produtores iriam colocar mais diálogos na história com os novos personagens, pois eles entendem do assunto’. 

Certo, mas se eles fizerem isso, estarão entrando em outro caminho, fugindo completamente da idéia original do enredo do Half-Life. E depois disso, eles terão de mudar outras coisas também, como detalhes significativos da vida pessoal de Gordon Freeman (porque é de extrema importância ser ilustrada, pois todo o filme possui a história do protagonista, e o jogo, isso não é mostrado), a história desses personagens extras (pois eles não vieram do nada), personagens sub-extras que tiveram conexão com esses personagens extras, (porque eles não foram jogados no mundo). 

Ou seja, seria um efeito bola-de-neve, os produtores investirão na desgraça que ocorreu em vários outros filmes que saíram de jogos. Sim, a maioria dos filmes que saíram de jogos populares tanto de First Person Shooter, como de outros gêneros, foram uma desgraça total para os fãs dos mesmos. Querem tirar a prova? Faça o seguinte: Pegue na locadora, filmes que saíram de jogos para assistir em casa. Depois disso, jogue o jogo do filme que você assistiu, e notará uma enorme diferença. 

É claro que eu quero ver os personagens do Half-Life nas telonas, aliás, qual fã não queria ter esse prazer? Mas se for para ser um filme de ação comum, onde o enredo foi totalmente modificado para ‘melhorar’ o longa-metragem, eu pessoalmente não iria gostar nenhum pouco. Os produtores em geral estaríam cometendo um erro gravíssimo, deslocando-se do sentido principal do tão aclamado Half-Life: A solidão de Gordon Freeman. 

Leia Também

Compartilhe

30 comentários
  1. 1 men xem 19/2/2009 às 10:20

    ZZZZZZZZZZzzz
    dfs

  2. 2 CloneVideoem 3/3/2009 às 00:39

    Olá,

    Acho que se fizerem o filme com base na história do jogo e com algumas modificações necessárias para um longa metragem, ficará bom …. como por exemplo o Resident Evil e Silent Hill que também são jogos onde o personagem principal fica sozinho praticamente o tempo inteiro…

    flw …

  3. 3 luanem 24/4/2009 às 15:16

    pense no que disse

  4. 4 Brunoem 27/7/2009 às 21:30

    Ele não fala com os outros personagens do jogo certo?MAs eles falam com vocÊ!é através deles que se sabe a história do jogo.e sem falar que outros personagens de mods do HL que se passa dentro de black mesa,como o barney de azure sheep,teremos muito assunto

  5. 5 Guilherme.twem 2/9/2009 às 10:30

    Revivendo o post rsrsr

    A história de Half-life: Blue shift e Half-life: Oposing Force se passam paralelas ao original, então dá pra fazer um filme alternando entre Gordon e Barney.

    Mas o enredo de Half-life tem uma dimensão tão grande, que eu acredito que um filme só ficaria bom se os roteiristas do jogo trabalhasse no roteiro e produção do suposto filme. Caso contrário, seria apenas mais um filme ruim, como são os filmes Resident evil, Max Payne, Street fighter entre outros.

  6. 6 Marceloem 28/9/2009 às 02:26

    Pois então, concordo com vc em partes, mas para e pensa. Pode-se sim fazer a historia sobre black mesa revivendo todos os personagens, sem mudar a historia e ainda, dando a chance de expandir o universo. A pessoa que poderia fazer isso é o Doutor Eli Vance. Ele alem de ter presenciado tudo desde o inicio dos eventos fez mais, testemunhou tudo o que ocorreu na terra enquanto Gordon estava desaparecido( nisso se engloba como os Vortigans passaram pro lado da Terra, a Guerra das 7 horas entre outros eventos) e seria a ligação para um futura sequência quando Gordon regressaria alguns anos depois. Poderiamos ver a relação do Doutor Eli com a ainda pequena Alyx, com a morte da mãe dela, e tudo mais.

    Bom é isso, sei que ninguem vai ler isso mesmo e que nem eu mesmo vou lembrar de ter postado isso daqui uns dias, mas é que a série realmente vale a pena.

  7. 7 Henriem 29/9/2009 às 22:04

    Olha….acho que seria otimo fazerem um filme de longa metragem pois o jogo nao tem muitos dialogos por que ele segue seu propio caminho mas tem dialogos….por exemplo
    quendo ele chega em Black Mesa barney fala com ele eles podem fazer o gordon responder….po fikaria otimo….no caso de oppsing forces poderam fazer tbm tanto esses quando o BLUESHIFT po fikaria otimo
    e logo apos fazerem o half-life 2 e continuando e eu daria a ideia de ate fazemrem uma seria que o Gordon,Adrian Sheephar e Barney se juntariam e iriam destruir XEm e tal…po fikaria legal…e ainda jah fizeram ate o trailher….pq nao fazeriam…..e saibam ke a Google keria comprar a Valve….mas ela se recusou…..pois estavam planejando fazer o Half-life 3 e 4
    valeu….

  8. 8 Jamesem 7/10/2009 às 11:30

    Fio… não espere que o filme seja igual ao jogo, pois são mídias totalmente diferentes… o que eles farão (se farão) é usar a história do jogo como base para um roteiro… e claro que terá diálogos…..a época dos filmes mudos já passou!!

  9. 9 Jaupaem 20/11/2009 às 08:59

    cara, se o filme for igual ao jogo, que graça vai ter, eu já sei tudo o que vai acontecer, vai ser uma porcaria, lógico que o filme vai ser diferente, mais deixando a história do filme fiel ao jogo, mais tem que ter uma gostosona pra fazer par romantico com gm, tem que ter uma turma com ele, um cientista, um segurança, vai ser muito louco se isso acontecer. com certeza os monstros vão ser diferentes e não tantos, com certeza vai ter menos portas pra ele abrir, olha o jogo demora mais de dez horas diretas para ser zerado, um filme tem que ter pelo menos duas horas, então é claro que não vai ser fiel, que comentário ridiculo.

  10. 10 Brunoem 8/12/2009 às 18:45

    Eu vi uns 20 minutos do filme , e o gordon fala bastante , ele fica estudando um monte de coisa no começo depois eu vai para black mesa , dai eles colocam uma especie de cristal sei la , dai aconteçe uma esplosão , assisti só até ai , eu tava na locadora de filme e tava passando esse filme no télão q tem la , e gostei muito do filme , mais foi loca ele e nao estava disponivel , é dificil fica disponivel pq todo mundo qué loca o filme

  11. 11 Miguelem 26/1/2010 às 15:12

    Olha simplesmente o filme iria ficar um TZAO pq o gordon freeman nao fala no jogo? e pra n fica estranho eu nao ia gosta de esta jogando vem a alyx falando dai o cara sai falando de uma hora pra outra simplesmente todos os half life devem dar dois filmes se nao uma serie simplesmente eu aprovo q deve fazer o filme… mas em eu tava pensando se o Robert Dowey JR. fizese o gosdon ia fica ridiculo naquela rouba mas eu acho q e a figura mais perta conhecida pelo mundo todo igual ou seja nada quase igual ao Gordon.

  12. 12 Felipeem 30/1/2010 às 09:44

    Eu esperava tbm q este filme fosse um dia lançado, porem naum tinha pensado nestes argumentos q vc defendeu. O HF1 tem muuuito pouco diálogo, o bicho eh um solitário matador, um verdadeiro Stiven Sigal ^^. Isto soh muda no HF2, ja q existe finalment uma personagem para limpar a vista d GF ^^.

    Pois eh, deixem q eles da Valve decidam. No meu caso eu voto Emanuel para Gordom Freman kkkkkkkkkkk
    toda vez q tem Volei d Praia com Emanuel(Dupla de Volei Emanuel e Ricardo), eu me lembro d Half-Life, o cara eh muito parecido kkkkkkkkkk

    flws..

  13. 13 douglasem 10/3/2010 às 14:34

    caras… pensem em um filme em primeira pessoa, com efeitos 3D, seria o filme da historia… os monstros atacando o Gordon, respiração ofegante. essas de enredo é o detalhe minimo, em varios momentos do jogo ele encontra com agente vivos e feridos, o filme já está escrito é só jogar e ver, alem de que no opssingforce e uma historia paralela que poderia ser o 2, o resgate de gordon freeman…

  14. 14 Mark_hoffmanem 25/3/2010 às 23:16

    Legal, mas imagine só Counter Strike (O mude de Half Life) Está em todas as lan houses até hoje, já faz muito tempo que criaram esse jogo, se lançarem um filme com o nome Counter Strike o filme, se falarem pra mim que não presta, com certeza eu iri ver assim mesmo, no jogo não á dialogo algum, está a chanche de por uma hidtória, é só por os perssonagens do filme em uma história tanto os CT com os TR, e algumas falas como “Fire in the hole”
    Por que não fazem o filme counter strike?
    Eu quero muito que exista

  15. 15 Marcelloem 26/5/2010 às 22:26

    ta…bla, bla, bla…espero q leiam isso…bom, se Half-Life for ao cinema com a história do 2, sem retratar o 1, sinceramente vai ser uma porcaria…o Half-Life 1 com as expansões não tem história pra ir pro cinema? não tem diálogos? aff…..como eu qria um dia ser roteirista…..po…qm se aprofundou na históra do jogo sabe q pra Black Mesa “acontecer” uma expedição pra colher um cristal em Xen aconteceu, diálogos e personagens podem ser criados sem mudar a cara do jogo…e simuntaneamente uma invasão combine em Xen aconteceu e dialogos, taticas de combate combine e outras coisinhas a mais podem ser implantadas no filme….coisa q não tem no jogo, mas sabemos q aconteceu, porem n vimos acontecer…..só ai da pra enrolar uns 20 ou 25 min de filme…vo postar por etapas pra nao fikr um post xarope

  16. 16 Marcelloem 26/5/2010 às 22:36

    ta….dai considerando q fizemos uns 20 min., ok….chegou a hora de vir um “5 anos depois” ou “10 anos depois” (nao me recordo sobre a linha do tempo de Half-Life) Gordon Freeman em casa, ou num Hotel….se preparando pra ir a Black Mesa….mostrando uma rotina de uma pessoa normal….dai simuntaneamente Adrian descontraído num quartel com colegas q pode ser incluídos na história como personagens inventados sem q mude mta coisa, afinal em “Opposing Force” Adrian não era solitário e tinha aliados, dai junto a isso mostrar Barney saindo de onde estava (local inventado) para chegar a Black Mesa, sei la, podia ser um RH da vida q recruta Auxiliares de segurança….nada fora do normal e nada q mudaria o rumo da historia do jogo…só ai ja da pra tirar mais uns 20 min, talvez 15…..eh vamos considerar q dps desses 2 trechos ja teremos uns 35 min de filme…

  17. 17 Marcelloem 26/5/2010 às 22:44

    alem da cena q apresentaria os 3 q poderiam ser principais (sem claro tirar a hegemonia de freeman) poderia mostrar tbm como as duas cientistas q participaram da experiencia catastrófica de Black Mesa chegaram la, ou como amanheceram na Black Mesa, pois aparentavam ja ser de la, nao recordo seus nomes, mas sei q participaram de Half-Life Decay e q tiveram uma participação significativa na história do jogo…ai pegariamos mais uns 5 min de filme e chegariamos em 40 min….e nem reclama da falta de ação, pois xen sendo explorada e invadida seria a ação inicial do filme….

  18. 18 Marcelloem 26/5/2010 às 22:52

    dps de 40 min de filme BOOM, começou….freeman ja podia ser mostrado falando com uns cientistas e entrando no tal “bonde” partindo pra recepção da black mesa (passando por barney q poderia aparecer de relance nessa cena dele no “bonde”), ai chegando na tal recepção com cientistas comprimentando freeman, podia pular pra cena de barney no vestiario se preparando pra ativa, olhando fotos de parentes….e etc…..podiam aproveitar e logo dps por Breen pra aparecer no filme, afinal ele aparece em Half-Life Decay e recepciona as duas cientistas q ajudam freeman no teste catastrófico…..soh ai ja tomou mais uns 10 min de filme……generozamente uns 40 ou 50 min de filme ja teriamos e nem seria tao pacato e tbm nao teriamos soh ação sem dialogos como citado acima….

  19. 19 Marcelloem 26/5/2010 às 22:58

    dai ja podia prosseguir pra freeman chegando ou indo pra sala onde falam com os cientistas do teste e “Let’s do it” =) após uns 50 min de filme começam as explosões, podia mostrar os efeitos com freeman e barney simuntaneamente, as cientistas sem saber o q fazer e uma cena de correria e ação total…..seria a 2ª cena de ação total com uns 50 min de filme…..pra um filme q só teria ação…..nada mal…..dai poderia mostrar uma ordem oculta e misteriosa pra “marines” invadirem a Black Mesa e mostrar o acidente de avião, com antes mostrando toda a movimentação deles saindo do quartel e indo e talz…..talvez forçar mostrar uma cena interna de Adrian descontraído e do nada atendendo um alerta e saindo as pressas com o povo pra “guerra”….dps dai ja poderiamos ter o q? umas 1h10 de filme….com mais ou menos umas 3 cenas de ação =)

  20. 20 Marcelloem 26/5/2010 às 23:23

    sei q to “floodando” isso aki, mas espero q leiam e colham idéias e passem adiante idéias….dps q mostrarem o q aconteceu dps da explosão, nao precisa fazer um filme com horas e horas de freeman mudo lutando pela sobrevivencia….
    mostra flash de cenas dos 5 personagens existentes no filme…tipo q nao sao só 4 personagens em Half-Life 1….temos Gordon, Adrian, Barney, Eli q podia aparecer em Lambda Core (não com mto olofote), Rosenborn (Barney acha ele num vagão de trem e segue instruções dele em Blue Shift), Breen (aparece em Half-Life Decay) e as duas cientistas de Half-Life Decay), sem contar com GMan…..e pq Klainer n podia ser o cientista q ajudou gordon ir a xen? afinal ele nao morre em Half-life e em opposing force mostra q ele foge…então temos Gordon, Adrian, Barney, Breen, Gman, Rosemborn, Eli, Kleiner e as duas cientista de Half-Life Decay….de 4 personagens foi pra 10….ja ta bom, o resto eh figurante…..

  21. 21 Marcelloem 26/5/2010 às 23:29

    continuando….após “Unforense Consequece” q rolaria com mais ou menos 1h10 de filme….poderia mostrar a cena de Adrian sendo levado pro laboratório após o acidente e a primeira visão dele vendo alguem na mutação, deveria mostrar barney tentando religar a força e sendo ajudado por Rosenborn e ele ateh religando algo em Xen q eu ainda n entendi mto bem e mostrar uma cena adrenalina de freeman correndo pra sair do laboratorio e se deparando com o caminho de volta destruído…..em fim…..n precisa mostrar mta coisa…umas 5 cenas alternadas dos 3 e talvez umas e outras da dupla de cientista ta bom….poderiam fazer cenas nao solitarias e com dialogo, a final em todas as expansões sempre a uma parte q recebemos ajuda…..

  22. 22 Marcelloem 26/5/2010 às 23:36

    e assim, podemos chegar na cena em q Gman poe Freeman em standby com pelo menos umas 2 horas de filme sem forçar mto, pois bem Half-Life tem q ser forçado e com ação, mas da pra por dialogos sem inventa-los e brincar de carimbar relances de gman em cenas…(kd Wally? rs) bem…minha crônicas de um filme de Half-Life eh mais ou menos assim….poderia completar os outros 50 min com ação/dialogo, mas vou esperar a 1ª critica =p

  23. 23 Brunoem 20/9/2010 às 14:15

    axo q se tivesse o filme mesmo o Dr. House ia faze o Freeman, os kra sao igualzim!

  24. 24 Ramonem 3/10/2010 às 00:51

    Cara! Perdi meu tempo lendo a babozeira que você escreveu! Você não tem noção alguma de como poderia ser feito um excelente filme com base na história desse jogaço… Seu bloqueio mental e sua falta de criatividade fazem você não enxergar isso…

  25. 25 Belliniem 11/10/2010 às 14:39

    Ae Marcellão, desculpa ae cara, mas procure fazer um curso de roteirista….
    e para os criticos demais, nenhum filme que foi produzido de games segue fielmente o roteiro do jogo, se vcs souberem ler as sinopses “baseado no game tal e tal”….e se eles fizerem um resumo entre o 1 e 2, da pra fazer um esquema legal, e ainda sobra espaço para o segundo filme com os Episodes 1 e 2.

  26. 26 Destroiaem 22/12/2010 às 18:24

    duvido o gordon ten cabelo ruivo e o dr.house e castanho

  27. 27 Destroiaem 22/12/2010 às 18:26

    os dois são meio parecidos mas se tu olhar direito o oculos do house e menor

  28. 28 Antonioem 13/2/2011 às 11:01

    Como já diz por si só, é um FILME do jogo… e não o jogo.
    não precisa ser tudo igual, claro que vai precisar de algumas modificações. não tem bixo de sete cabeças, quem foi o autor sequelado desse tópico inutil? só atrapalhou minha busca na net ¬¬ retard…

  29. 29 Fabioem 10/4/2011 às 22:16

    li o tópico eu concordo com pequenissimo detalhe ser um filme que só tem ação e nem um dialogo é muita burrice é gastar dinheiro atoa e se para jogar dinheiro fora dá pra mim que estou precisando. rsrsrs
    Mas sou contra e digo mais o restante que foi colocado neste post de doido, não tem nada a ver só porque no jogo o personagem não fala. i dai? cara todos os Filmes Resident evil se baseados em mulher que nem existiu no jogo os personagens do jogo se tornaram em meros figurantes, meio exagero eu sei, colocaram personagens extras alteraram a historia do jogo de forma absurda, para no final trazer wesker colocar a jill e cris para matar o vilão em equipe. pow meu caro falar esse monte de asneiras que não daria para fazer o filme do HL ou se fizesse ficaria fora de foco do jogo, pow duvido se não ficou vendo resident evil que nem tarado. Antes de falar algo presta a devida atenção no que fala

  30. 30 Eric Patrickem 18/4/2011 às 11:46

    Faz sentido o seu pensamento, outra ideia é juntas o 3 HL BLUE SHIFT, HL OPPOSING FORCE E O HL ORIGINAL. Nesse caso o filme ja iria ter 3 historias e focava a principal com gordon freeman

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS