24/05/12

Ubuntu Tweak – Ajustes e personalizações no Ubuntu 12.04

Artigos, Dicas
Comentários




O Ubuntu 12.04 esta ai, com várias melhorias e bugs corrigidos. Muitos dos usuários, ao instalar o sistema, ficam se perguntando: “o que eu devo fazer agora?” – simples, personalize o sistema com a sua cara, do seu jeito.

Não há mais motivos para falar que o Ubuntu e o Unity tem poucas opções de personalizações – isso agora é mito. Com o Ubuntu Tweak, tudo se torna mais fácil. Vamos aprender aqui, como deixar o Ubuntu a sua cara!

Instalando o Ubuntu Tweak

A instalação do Ubuntu Tweak é feita via linha de comando, ou seja, será necessário usar o terminal do Ubuntu. Abra o Terminal do Ubuntu e copie o comando:

  • sudo apt-add-repository ppa:tualatrix/ppa -y && sudo apt-get update
 depois:
  • sudo apt-get install ubuntu-tweak

Espere carregar e o programa estará instalado. Para abri-lo, basta ir no menu Ubuntu e digitar ubuntu-tweak.

Unity – ajeitando opacidade, tamanho do lançador, ícones etc.

Usar as configurações iniciais do Unity pode ser um pouco enjoativo. Que tal deixa-lo do seu jeito?

Vamos começar a personalizar, então, o Unity. Para isso, abra o Ubuntu Tweak, e em seguida, clique na aba Ajustes e em seguida em Unity. Após isso, abrirá um painel com várias opções. Esse painel o permite a configurar o Unity do jeito que você quiser, ao seu gosto.

No menu ajustes, é viável outros tipos de personalização, como por exemplo, desabilitar o botão maximizar/minimizar da janela, configurações da tela de login, tema de ícones, ícones na área de trabalho, fonte, tema etc., tudo isso com alguns cliques.

Limpeza no sistema

Quem disse que no Ubuntu não é necessário fazer limpezas (excluir cookies, arquivos temporários etc.) esta enganado. Apesar do sistema operacional usar formato de disco EXT3/EXT4, ele acumula alguns tipos de arquivos “inúteis” que podem ocupar bastante espaço em disco. Vamos aprender agora, como limpar esses arquivos imprestáveis.

Abra o programa Ubuntu Tweak e vá na aba Limpeza, após isso, no lado esquerdo, deixe marcado as opções como na imagem:

Agora, basta clicar em Limpar para começar a limpeza do sistema. Depois que o processo de limpeza ser finalizado, é recomendado reiniciar o computador para salvar as alterações.

Estes são básicos processos de personalização, ajustes e limpeza no Ubuntu, que muito provavelmente, irão agradar ao usuário.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS