18/01/12

Ubuntu ou Kubuntu? Qual distribuição devo escolher?

Dicas
Comentários




Todos já sabemos que o Ubuntu é uma distribuição voltada para iniciantes. Usa GNOME|Unity como padrão, um ambiente mais fácil de gerenciar programas e arquivos. Uma revolução praticamente. O que poucos sabem, é que existe uma distribuição “irmã” do Ubuntu, que usa KDE como ambiente gráfico padrão. Mas não é só isso que muda entre os dois, há vários diferenciais.

  • Falando um pouco do Kubuntu

Kubuntu pode ser uma distribuição bastante amigável, porém o que pode ser desagradável ao usa-la, é a dificuldade de iniciante. É claro que, ao usar qualquer sistema operacional, seja GNU/Linux ou Windows, queremos que seja fácil, leve e amigável. O Kubuntu, como o Ubuntu, oferece isso, mas seus programas padrões podem chatear um pouco o usuário. Hoje em dia, ele esta em sua versão 11.10, o interessante é que ele atualiza a versão junto com o Ubuntu.

É um SO bonito, possui vários efeitos de janelas interessantes, fácil de configurar e tudo mais. Ao usa-la primeira vez, com certeza lembrará do Aero do Windows 7. O mais interessante é que, o KDE, já tinha sua performance antes do Aero ser lançado, assim sendo, KDE foi sempre  original.

  • Desvantagem

O Kubuntu, infelizmente, é uma distribuição pesada. Se você deseja desfrutar dos efeitos de janela, é melhor ter uma placa de vídeo acompanhada. Há também alguns bugs no Kubuntu, mesmo que de pouca importância, pode ser incômodo.

Fora isso, o Kubuntu oferece muito mais, é tudo de bom. Faça um Tour neste link (inglês).

  • Ubuntu – O que dizer?

O Ubuntu é de longe a melhor distribuição para iniciantes. Possui como padrão o ambiente gráfico GNOME|Unity e também pode ser alterada para o GNOME Classic ou GNOME Shell, que também são ambientes leves e eficazes. A interface Unity torna ainda mais fácil de gerenciar programas e arquivos, assim como o Shell que oferece mais facilidade e agilidade.

(Unity)

(GNOME Shell)

Faça uma verdadeira tour do Ubuntu neste link!

Concluindo

saber o caminho certo, tomar a decisão certa é difícil. Então, a partir da análise, decida você mesmo qual distribuição usar, se não gostar de uma, vá para outra. Caso você já usou Ubuntu alguma vez e não ficou satisfeito, pule de barco, vá e teste o Kubuntu. Dizem que, quem sai do Windows, fica mais à vontade em um ambiente gráfico KDE. Então, o Kubuntu pode ser uma ótima opção. Não esqueça de ler nosso artigo “Qual distribuição, dentre tantas, devo usar?” que servirá como uma ótima dica.

Leia Também

Compartilhe

4 comentários
  1. 1 Giovaneem 26/5/2012 às 14:18

    kd o link do Download OO

  2. 2 Leonardoem 30/5/2012 às 12:36

    Giovane,

    Para o download do Ubuntu, segue o link: http://www.ubuntu.com/download/desktop

    Para o download do Kubuntu, visite:
    http://www.kubuntu.org/getkubuntu/download

  3. 3 Jeffersonem 3/10/2012 às 15:51

    Otimo post, gostei muito, eu fiz o questionário meio desacreditado que daria certo, mais o impresionante pra mim é que bateu muito certo, apesar de achar que algumas perguntas já exclui muitas opções, mais o resultado foi certeiro, eu estou usando atualmente o Kubuntu e estou gostando muito, e as outras opções eu ja usei muito bom. Um grande abraço.

  4. 4 Leonardoem 5/10/2012 às 21:47

    Fico feliz que eu pude ajuda-lo, Jefferson!

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS