28/11/12

Testando a demonstração do Firefox OS no próprio Firefox

Dicas
Comentários




Há um bom tempo atrás, a corporação Mozilla havia anunciado um novo sistema operacional feito para smartphones e talvez até mesmo para tablets. Trata-se do Firefox OS, que por sinal, ainda esta em desenvolvimento e é um dos principais focos da corporação.

Como o SO ainda esta em desenvolvimento e não foi divulgado uma versão final para uso definitivo, a Mozilla decidiu criar um tipo de simulador que pode ser usado diretamente do Mozilla Firefox, tanto no Windows, como também no Linux e no MacOS. Por se tratar de um simulador, muitos pensam que este exibe poucos recursos ao dispor do usuário, mas quem pensa isso esta enganado! O simulador é mesmo de boa qualidade e demonstra vários recursos, até mesmo como funciona a navegação e além disso, você pode até explorar as configurações do Firefox OS. Sem mais delongas, vamos aprender a como usar o simulador do sistema operacional feito para portáteis da Mozilla!

Primeiramente, é necessário que você esteja usando o navegador Firefox o mais atualizado possível, e caso já esteja usando, basta clicar aqui para ir a página do simulador.

Como vocês podem ver, estou a usar o Ubuntu 12.10, então terei de clicar no link Linux. Se você estiver usando o Windows, clique no link correspondente a ele e a dica é a mesma para quem usa MacOS. Após ter feito isso, o simulador irá pedir uma permissão e você deverá autoriza-la.

Depois de Permitir, o Firefox irá começar a instalar. Dependendo da velocidade de sua conexão, a instalação do simulador pode demorar um pouco, pois são 98 MBs de arquivos para baixar.

Quando o download do simulador estiver concluído, note que o Firefox abrirá uma nova aba com o painel do Firefox OS.

No canto esquerdo do painel, clique em Stopped para ativar o simulador , para assim, você começar a usar e explorar o protótipo do sistema operacional para portáteis da Mozilla, o Firefox OS.

No simulador do Firefox OS, não é possível usar todos os aplicativos, pois nem todos estão em fase final ou não são compatíveis com o computador, por se tratar de um simulador. Apps como a câmera, bluetooth, rádio e alguns outros não irão funcionar. Um aplicativo que funciona bem, é o visualizador de imagens, pois mesmo no simulador, ele consegue explorar as imagens do seu computador localizado na sua pasta pessoal (Minhas Imagens). O navegador Firefox também ganha destaque, pois ele funciona como devido. É possível que o simulador de alguns congelamentos, mas não duram muito a ponto de irritar o usuário.

Como já dito, este simulador do Firefox OS é só para testes, então explore o quanto quiser o sistema operacional e caso ache algum bug, comente aqui que faremos uma lista para enviar a Mozilla!

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 Samuelem 29/11/2012 às 08:49

    Olá. No penúltimo parágrafo corrigir a palavra “faze” por “fase”. Abraços.

  2. 2 Guilhermeem 29/11/2012 às 11:14

    Obrigado

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS