10/07/12

Removendo o memtest do GRUB (Linux)

Dicas
Comentários




A maioria das distribuições Linux hoje em dia, como por exemplo o Ubuntu e o Mint, usam o gerenciador de boot GRUB (GRand Unified Bootloader), que substituiu o antigo LILO (Linux Loader) que ainda é usado pelo Mandriva e derivadas. Tanto o GRUB quanto o LILO são softwares de código-aberto sob licenças GNU, o que significa que o desenvolvedor ou uma pessoa qualquer pode modificar o código fonte deste software, porém, não pode usa-lo isolando o código fonte -ele tem de ser livre e aberto. Vamos aprender neste post como dar uma simples modificada no GRUB, removendo o memtest, uma opção que não é muito usada e pode ser, às vezes, incomoda à muita gente.

Método para leigos

Este método é direcionado aos leigos, portanto, sinta-se à vontade em fazer o tutorial. Apesar de ser feito para leigos, a prioridade será o Terminal, ou seja, teremos de remover o memtest via linha de comandos. Para abrir o Terminal, basta apertar as teclas CTRL+ALT+T ou ir no menu do Unity e procurar por Term. Pois bem, aberto o Terminal, basta digitar o seguinte comando (não é necessário logar como root):

sudo chmod -x /etc/grub.d/20_memtest86+

Aperte a tecla enter, digite a sua senha e pronto, o memtest não aparecerá mais no menu de seleção do GRUB.

Método para usuários avançados

Se você é um usuário que já se considera avançado ou sabe mexer, pelo menos, no Terminal e editar arquivos de configuração, siga este método.

Abra o Terminal e digite o comando:

sudo chmod +w /boot/grub/grub.cfg

Com este comando, o arquivo grub.cfg se torna editável. Então, você poderá edita-lo mesmo sendo um usuário comum, além de root. Agora, dê o comando:

sudo gedit /boot/grub/grub.cfg

Note que o editor de textos abriu o arquivo grub.cfg. Localize a linha menuentry “Memory Test” e coloque o # no começo dela, como na imagem.

Faça isto com as linhas “menuentry “Memory test (memtest86+)” e também na linha “menuentry “Memory test (memtest86+, serial console 115200)”. Repetindo: coloque o # na no começo, antes do menuentry. Ela deverá ficar como esta na imagem acima. Agora basta salvar e fechar.

Não se esqueça!

Para ambos métodos, o comando sudo apt-get update-grub é essencial. Não se esqueça dele, pois sem ele, o novo grub não será gerado, assim o memtest continuará aparecendo no menu.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS