22/09/08

Recupere dados de CD, DVD, HD-DVD ou Blu-Ray danificado.

Dicas
Comentários




Quem tem muitos CDs ou DVDs já deve ter encontrado esse problema, justamente quando você mais precisa daquele seu CD/DVD com dados importantes que você achava que nunca iria usar, você descobre que o CD/DVD está danificado e você não consegue copiar os dados dele. Isso é realmente irritante e muitas vezes desesperador, porque você realmente precisa dos dados. O que fazer então ?
Atualmente há algumas soluções de recuperação de dados em CDs e DVDs e nas mídias mais novas como HD-DVD e Blu-Ray bem eficientes, e o melhor, gratuitas. Testei alguns desses softwares que prometem recuperar dados de mídias óticas danificadas, gostei bastante do Recovery Toolbox for CD Free. Ele é gratuito, fácil de usar e eficiente. Vamos ao pequeno tutorial de como usar o programa e ver se você consegue recuperar seus dados, lembre-se de sempre limpar a sua mídia, as vezes uma pequena sujeira é o vilão disso tudo.

1 – Primeiro será necessário baixar e instalar o Recovery Toolbox for CD Free. Clique aqui para visitar a página de download.

2 – Depois de instalado, abra-o e assim que aparecer essa tela insira a mídia que você quer recuperar e aguarde até que ele reconheça que você inseriu uma mídia.

3 – Assim que ele reconhecer a mídia, clique em Next.

4 – Nessa janela, na caixa de texto você informará a pasta que você quer que seus dados recuperados sejam salvos.

5 – Agora ele mostrará uma lista com todos os arquivos disponíveis na mídia que você inseriu, se deseja recuperar todos clique em “Check All”. Caso só tenha interesse em alguns arquivos em particular, marque somente os que você deseja recuperar.

6 – Agora ele mostrará uma janela informando como está progredindo a recuperação dos seus dados e se sua mídia não estiver realmente muito danificada ele conseguirá recuperá-la.

Medida drástica

Caso o método acima não tenha funcionado, há uma medida drástica a ser tomada mas que por incrível que pareça quase sempre apresenta bons resultados.
Com uma flanela (ou um pano macio) limpe a superfície da sua mídia usando pasta de dente. Isso mesmo, pasta de dente, de preferência aquelas que prometem clarear os dentes. Geralmente esse método funciona porque a pasta de dente é abrasiva e ela acaba “aparando” as arrestas dos arranhões na sua mídia facilitando a leitura.
Após tentar isso, refaça os passos acima usando o Recovery Toolbox for CD Free e veja se consegue resultados melhores.

Leia Também

Compartilhe

6 comentários
  1. 1 Gilson Leveovixem 19/10/2008 às 14:00

    Excelente dica! Ótimo programa. Recuperou vídeo de um DVD+R que já não era lido nos players e nem conseguia ser reconhecido pelos drivers do micro para cópia. Consegui recuperar toda uma compilação de filmes desde o nascimento de minha filha. Perfeito e simples. Muito obrigado mesmo!

  2. 2 matrixacsem 6/12/2008 às 18:44

    baixado e testado o progama me salvou pois o jogo de 007 quantum of solace pra Pc que eutenho estava danificado,estalei esse progama e ele copiou todos os arquivos valeu obrigado.

  3. 3 mknem 16/1/2009 às 03:57

    aew meu amigo esse programa nao reconheceu meu cd oq eu faço minhas foto ta tudo nesse cd abraço flw

  4. 4 Andressaem 16/1/2009 às 10:02

    Olá … esse programa também não reconheceu meu cd , porém usei um programa chamado ISOBuster que reconheceu … com defeito mas reconheceu … coloquei para produzir video pelo nero e abriu o video …. agora preciso tentar gravar esse video que só executa no Nero para outra midia…
    se alguem puder ajudar…

  5. 5 Nayem 27/2/2009 às 12:59

    Oi…
    Esse prg leu o meu dvd mas não recuperou nadinha…
    Alguma outra sugestão?
    Preciso recuperar umas fotos que estão nesse dvd…
    Obrigada

  6. 6 Anonimoem 30/10/2011 às 17:33

    Nooooosssaa muito lixo use o nero 7 !

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS