07/01/12

Programas indispensáveis para Ubuntu

Dicas
Comentários




Acabou de instalar o Ubuntu e não sabe quais programas instalar? Relaxe. O Info Maniaco preparou uma lista de programas indispensáveis para você que migrou para o Ubuntu e que deseja desfrutar o máximo do sistema.

Antivírus – Há uma variedade de softwares do tipo para Ubuntu, mas o problema é que a maioria foi desenvolvido de formas equivocadas. Por exemplo, o Avast! é muito bem conceituado no Windows, mas no Linux não é a mesma coisa. Para tentar resumir, vou dizer que a maioria roda no Linux mas não cumpre a devida função. Todos sabem que o Ubuntu é seguro, então, eu não recomendarei proteção contra vírus para o mesmo. Não é necessário.

Leitor de PDF – Quando se trata de ferramentas indispensáveis, logo penso em algum leitor PDF.  O Adobe Reader é a melhor opção ao meu ver, pois é leve e cumpre sua função devidamente. Leia o manual de instalação aqui.

Multimídia – Escutar música, assistir a vídeos e filmes é o que não pode faltar. O Audacious e o VLC Media Player são dois programas essenciais para isso. Possuem codecs de multimídia independente, isso significa que você não precisará instalar codecs adicionais. Ambos podem ser encontrado na central de programas do Ubuntu.

Comunicação – Se socializar no Ubuntu é fácil, temos o KMess (cliente mensageiro MSN) e o Skype (conversação via vídeo e áudio). São ótimos e indispensáveis. Ambos podem ser encontrados na central de programas do Ubuntu.

Navegadores – Esqueça do IE9, saiba que no Ubuntu temos também o Google Chrome e o Firefox, sempre atualizados e além disso, oferecem melhor segurança possível. Ambos podem ser encontrados na central.

Wine – No Ubuntu, podemos rodar aplicativos feitos para Windows com o Wine. Não se trata de uma emulação, mas sim de uma engenharia reversa. Com ele eu já consegui rodar Photoscape, Dreamweaver Portable, Counter Strike, IE etc. Encontra-se na central de programas.

 Ubuntu e Windows, totalmente diferentes

A forma de como usamos os sistemas operacionais podem mudar em certos pontos, desde a instalação de programas como também no manuseamento deles. Não pense que no Ubuntu é só dar dois cliques para instalar determinado aplicativo, às vezes é necessário compila-lo no terminal ou fazer algum procedimento especial.

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 Digital Sideem 14/1/2012 às 11:04

    Leitor de PDF não é necessário instalar, pois já vem um leitor de documentos nativo que suporta a leitura de documentos .pdf.

    Antivírus, os sistemas operacionais em Linux ao contrário do Windows, não é obrigatório instalar um antivírus. A não ser para escanear discos ou partições com Windows instalado.

    Codecs de multimídia procure na Central de Programas por: ubuntu-restricted-extras. É um pacote de vários codecs de áudio e vídeo que vai ser muito útil.

    Mensageiro instantâneo, já vem instalado por padrão o Empathy ou o Pidigin que são compatíveis com MSN. Recomendo ainda o Emesene ou o aMSN, esses também são muito bons.

    Legal ver essas dicas aqui no InfoManíaco, epero ver muitas outras sobre Linux e Ubuntu.
    Grade abraço!

  2. 2 Leonardoem 14/1/2012 às 15:40

    É verdade, Digital Side. Espere porque farei mais postagens sobre Linux aqui.

    Abraços.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS