04/11/09

Migre para o Windows 7 sem dores de cabeça

Dicas
Comentários




Ok, você comprou (ou pirateou) o seu novo Windows 7 e está louco para fazer o upgrade. Mas, como nada na vida é fácil, saiba que pode encontrar vários problemas pela frente se não tomar algumas boas precauções. Com base no texto do MSN Tecnologia sobre o assunto, vamos especificar aqui as principais dicas na hora de migrar do Windows XP ou do Windows Vista para o novo Windows 7. Assim, você não perde seu tempo quebrando a cabeça para desvendar mistériozinhos e solucionar eventuais problemas que surjam com esta tarefa.

windows7

Compatibilidade

Se você tem um computador com 512 MB de RAM, um processador e uma placa de vídeo modestos, esqueça o uso do Windows 7 antes de um bom upgrade em sua máquina.

Como o Techguru explica, o Windows 7 especifica os seguintes requerimentos mínimos:

  • 1 a 2 GB de RAM;
  • Processador de 1 GHz ou melhor;
  • 16 GB de espaço em disco para processadores de 32 bits e 20 GB para processadores de 64 bits;
  • Placa de vídeo com suporte a DirectX9 com driver WDDM 1.0 ou maior.

Se você não entende bolhufas sobre isso ou acha que o seu computador “dá pro gasto”, a Microsoft lançou o Windows 7 Upgrade Advisor, uma ferramenta que analisa a compatibilidade do seu computador com o novo sistema operacional. E aí você terá o seu veredito: se puder instalar o Windows 7, continue lendo este texto. Se não, não fique triste: o Windows XP ou o Vista ainda são muito bons…

Drivers

O maior medo de muitas pessoas tem relação com a compatibilidade dos drivers de hardware. Afinal, de nada adianta migrar do XP para o Windows 7 sem uma renderização de vídeo decente ou sem áudio.

Se você usa o Vista a compatibilidade dos drivers será maior do que se você usa o XP. Além disto, o Windows 7 disponibiliza a opção de fazer o upgrade a partir da instalação atual do Windows, coisa que não existe para usuários do XP. Assim, nada de se preocupar com os chatos drivers: eles já permanecem no computador automaticamente.

Também, se o seu computador veio com o Vista e migrou para o XP, muito provavelmente poderá efetuar a migração sem se preocupar com a falta de compatibilidade de drivers.

Para usuários do XP, resta a instalação nova, do zero. E, para isto, é necessário apagar todo o conteúdo do seu HD. Portanto:

Faça backup!

Separe suas mídias vazias para começar a gravar seus documentos ou programas. Faça uma cópia de seus drivers, também. Mantenha tudo bem organizado para não se perder depois.

Tempo

É como o Techguru também advertiu: libere um bom tempo para fazer a migração, porque você pode enfrentar problemas, stress e uma boa dose de lentidão e espera, principalmente na migração XP – Windows 7.

Seja prático

Enfim, a única necessidade para uma migração como esta é a praticidade: se você se organizar com qualidade, tomando todos os cuidados citados acima, certamente não encontrará problemas com sua migração. Vai fundo!

Fonte e Referências: MSN Tecnologia – Techguru 2.0

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS