08/07/11

Meu Antivírus é o suficiente?

Artigos, Dicas
Comentários




 

Meu Antivirus é o sufuciente

A segurança de um PC e de seus dados está cada dia mais vulnerável, Hoje qualquer internauta está exposto, isso vai do mais experiente ao iniciante correndo o risco de expor o seu micro a uma infecção e de várias maneiras, citarei alguns exemplos abaixo:

Links desconhecidos (Esse é Clássico)

Pop-ups (Já foi uma praga, mas hoje em dia nem tanto)

Abertura de emails e anexos desconhecidos (Esse tipo de curiosidade é muito explorada pelo spammers)

Downloads (Um dos meios mais fáceis hoje em dia de instalar malwares sem que o usuário perceba)

Links de redirecionamentos (Pagina que contém um script que redireciona quando um usuário digita um domínio especifico)

Esses são só alguns exemplos, nem preciso dizer como evitar esses problemas não é?

Como o tema dessa matéria é Antivírus então, vamos lá, citei esses casos apenas para que possamos refletir sobre nosso conceito de segurança quando o assunto é antivírus “porque?”, obviamente  todos nós temos nossas preferências entre esse ou aquele software de antivírus, porém muitos comentem erros durante a escolha sobre seu antivírus, digo isso porque sempre sou questionado com a famosa frase: (Qual é o melhor antivírus e qual você me recomenda?), logicamente eu, você ou qualquer outra pessoas indicaria aquele que possui em seu micro certo?.

Mas na verdade o erro está ai, antes de instalar ou comprar uma solução Antivítus você deve levar em conta as funcionalidades do produto que você está adquirindo exemplos: se tem Firewall, Proteção de escaneamento em tempo real, anti spam, anti rootkit e outros recursos que devem ter no antivírus para atender as suas necessidades ou seja, não adianta ter apenas o antivírus instalado ali apenas execução e esperando que você inicie um escaneamento completo ou parcial de um arquivos e de todo o micro.

Não pense como muitos “Oh eu tenho aquele antivírus que meu amigo(a) disse que não pega vírus de jeito nenhum”.

A palavra vírus é bem antiga, porém muitos usuários quando a ouvem logo perguntam “vou ter que formatar o PC? perdi algum arquivo?”.

Quase todo vírus espalhado hoje no mundo tem como função passar despercebido sem afetar o sistema, apenas monitorando e replicando dados de seus acessos como contas de e-mails, redes sociais, contas de banco e informações pessoais, além abrir portas para ataques ou fazendo seu micro ser mais um Zumbi na rede.

Pode parecer um pouco exagerado, mas hoje qualquer click na internet pode ser uma armadilha, cuidado com sites de downloads poucos populares, banners do tipo “Clique Aqui”, e-mails de promoções e eventos que você desconheça e-mails solicitando confirmações de dados pessoais e etc.

Bom fica a dica, Jamais escolha uma solução Antivírus por boca a boca, opte pelo logico que é o que você faz e o que você precisa, evite soluções pouco conhecidas e principalmente apresentam relatos negativos de usuários, cuidados com os falsos que são vírus disfarçados de antivírus.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS