17/08/10

i3, i5, i7, Dual Core, Quad Core?

Dicas
Comentários

Primeiro aprendemos a dominar a linguagem dos 386, 486, aí chegou a era Pentium: Pentium II, Pentium III, Pentium 4, fomos aprendendo a dominar as definições dessas tecnologias também, então apareceram novas denominações: Single Core, Dual Core, Core 2 Duo, Quad Core… Mal conseguíamos distinguir um Dual Core de um Core 2 Duo quando a Intel vem com mais uma sopinha de letras: i3, i5, i7…

Afinal o que significa isso tudo?

Essa pergunta lota os fóruns de informática e os sites de tecnologia trazem variadas definições e explicações.

Mas antes de mais nada é interessante saber:

  • O que é um processador?
  • O que é o “core”?
  • O que é um processador com múltiplos núcleos?
  • Por que eu preciso de um processador com múltiplos núcleos?
  • Quantos núcleos têm os processadores i3, i5 e i7?
  • Eu preciso de um Dual/Quad Core ou de um i3/i5/i7?

O que é um processador?

A Unidade Central de Processamento (CPU da sigla em inglês) é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. É o componente que recebe as instruções do Sistema Operacional e as envia para o hardware para que execute a função desejada. Pense no computador como um cérebro que recebe mensagens suas (ex: “está quente pra caramba!”) e envia instruções para o hardware (ex: “braços: abanar o rosto com as mãos”).

O que é o “core”?

O “core” se refere ao núcleo do processador. Um processador comum, como um Pentium 4 tem um único núcleo (single core). Processadores com um único núcleo processam uma única instrução por vez.

O que é um processador com múltiplos núcleos?

A partir daqui, os processadores são compostos por dois ou mais núcleos independentes, que são capazes de processar informações diferentes ao mesmo tempo. Um Dual Core é um processador com dois núcleos, um Quad Core possui quatro núcleos e assim por diante.

Peraí, mas e essa história de Dual Core e Core 2 Duo, qual a diferença? Se você pesquisar na internet, na maioria dos casos vão dizer o seguinte: Um processador Dual Core possui um núcleo físico que funciona como 2 (lógicos) ou que tem dois núcleos que usam o mesmo barramento; e o Corel 2 Duo seria um processador com dois núcleos físicos ou dois núcleos em que cada um tem o seu próprio barramento de transferência de dados. Muitos aceitam esta explicação, eu mesmo já caí nessa muitas vezes, acontece que é o seguinte: Dual Core é qualquer processador com dois núcleos. Core 2 Duo é uma marca de processadores da Intel que utiliza dois núcleos, isto é: também são Dual Core.

Por que eu preciso de um processador com múltiplos núcleos?

Com múltiplos núcleos, você pode executar vários programas ao mesmo tempo e quando você executa um programa pesado (como uma varredura de um antivírus, conversão de vídeo, gravação de CD etc.) você pode utiliza o outro núcleo do processador para executar outras tarefas como abrir o navegador ou checar o e-mail.

Alguns programas podem ainda se utilizar dos múltiplos núcleos ao mesmo tempo para melhorar a eficiência do programa, como jogos e programas gráficos.

Então, se você utiliza softwares mais pesados ao mesmo tempo de outros e gosta de jogos mais elaborados, é de bom tom que você utilize um processador multi-core. Se você mais utiliza o PC para checar e-mails, acessar a internet e ocasionalmente assiste a algum vídeo, você não precisa de um processador de múltiplos núcleos.

Quantos núcleos têm os processadores i3, i5 e i7?

  • Os processadores i3 possuem dois núcleos, são Dual Core.
  • Os processadores i5 têm modelos com dois ou quatro núcleos (Dual Core e Quad Core)
  • Os processadores i7 têm modelos com dois, quatro ou seis núcleos (Dual Core, Quad Core e Hexa Core)

Eu preciso de um Dual/Quad Core ou de um i3/i5/i7?

Você deve saber que não é só o processador que define o desempenho do computador, mas também a quantidade e velocidade de memória e tamanho do HD, a qualidade da placa mãe, além de uma boa placa de vídeo para jogos e softwares gráficos mais pesados. As dicas aqui (do Windows Guides) referem-se apenas à escolha do processador, de acordo com o uso pretendido. Geralmente se você comprar um PC de marca com esses processadores, já terá uma boa configuração acompanhando.

Então, se você quer:

  • Navegar na internet, checar e-mails, jogar ocasionalmente um jogo em flash, pode escolher um single core.
  • Utilizar um processador de texto e trabalhar com planilhas no PC, escutar música, assistir a filmes, escolha um dual core ou i3.
  • Jogar ocasionalmente e fica feliz com baixa resolução e gráficos de média qualidade, ver filmes de alta definição etc., pode escolher um dual core ou um i5.
  • Trabalhar com edição gráfica, criação musical, programação (e compilação), ver filmes em alta definição e gosta de jogos com apelo visual, prefira um Quad Core, i5 ou i7.

Para especificações técnicas mais completas, verifique o artigo do Baixaki que faz o comparativo entre os novos processadores i3, i5 e i7.

Leia Também

  • Conheça o “The Museum of Me”:

    Já ouviu falar? não? não sabe o que está perdendo. A Intel nos deixou mais uma vez de cabelo em pé com esse novo “app” […]

  • The Chase Film – A nova campanha da Intel:

    O vídeo “The Chase Film” faz parte da nova campanha da Intel para o novo processador Intel Core i5.

  • Meego: Mais um Rival para o Android:

    O Meego é o novo sistema operacional, baseada em Linux, para dispositivos moveis e netbooks da Nokia feito em parceria com a Intel. Ele surgiu […]

  • Cursos online gratuitos da Intel com certificado:

    Conhece o Next Generation Center? Lançado em 2002, relançado em 2003 e reformulado em 2009, é uma iniciativa da Intel com o conteúdo desenvolvido pela […]

  • A AMD irá falir?:

    Segundo o Business Insider, a AMD é um bom candidato para a falência. De fato os analistas da companhia recentemente publicaram uma classificação das “grandes” […]

  • Vem aí o substituto do USB: a fibra óptica!:

    A Intel apresentou no IDF, em São Francisco, uma nova tecnologia óptica feita para conectar dispositivos eletrônicos. O substituto do USB, chamado de Light Peak, […]

  • Nvidia afirma que “Core i7 é desperdício de dinheiro”:

    A arquitetura Nehalen da Intel pode ter gerado uma grande quantidade de emoção e elogios, mas pelo jeito a Nvidia não ficou tão impressionada com […]

  • Phenom II X4 supera Core i7:

    A equipe finlandesa conseguiu bater o recorde mundial do 3DMark06 com um equipamento baseado no novo processador da AMD, o Phenom II X4. Eles onseguiram superar em […]

  • Placa mãe para o Core i7 da ASRock:

    A ASRock deverá apresentar brevemente uma nova placa mãe baseada no chipset Intel X58 e destinada aos processadores Core i7.  Depois da X58 SuperComputer, o fabricante mais conhecido pelas suas soluções […]

  • Core i7: Vale a pena investir?:

    Nos últimos anos a Intel vem seguindo uma estratégia de lançamentos de produtos que ela batizou de “tick-tock”. É um ciclo que se repete a […]

Compartilhe

23 comentários
  1. 1 fiem 19/8/2010 às 19:29

    muito bom!

  2. 2 Filipe Britoem 20/8/2010 às 09:33

    Bacana o post, eu pensava que os componentes da família i7 eram completamentes diferentes dos “dual-core core 2 duo”…. então é puro makenting da intel.

  3. 3 Pedro M Piassaroloem 24/8/2010 às 07:52

    Valeu então a intel em!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sobre o dual-core core2 duo.

    Eu Adquiri um not com prcessador i3 e mifu??????????

    Pedro M Piassarolo

  4. 4 Vermeem 12/2/2011 às 12:13

    Obrigado pelo bom tuorial

  5. 5 Guilhermeem 22/3/2011 às 17:22

    Não se enganem. Existem sim grande diferença.
    Quando se fala da “organização” dos processadores, não se trata de marketing, o problema é que, depois de aprender muito sobre arquitetura e organização de computadores, em engenharia de computação, você entende o a verdadedeira realidade que acontece dentro de um processador.

    Processadores com núcleos lógicos, utilizam “um abrramento”, logo, suas “threads”, precisam ser enfileiradas o que em um ciclo de instruções acarreta em uma lentidão que “para leigos” não são perceptiveis. No processamento, de núcleos físicos, os barramentos não ficam esperando determinadas gravações *que competem em leitura/escrita atividades aritméticas e etc, uma a cada uma.
    Sem contar, que processadores DUAL CORE, não possuem uma memória L1, L2 (cache) boa, sem contar que, processadores CORE 2 Duo, Quad, i3, i5 e i7 gozam também (além de suas memorias L1 e L2 relativamente maiores, também contam com a L3).

    Procure sobre memória cache e sua importância.

    De fato, PROCESSADORES SÂO SIM importantes em um micro computador, desde que a placa mãe, e memória tenham FSB para dar suporte a frequência de troca de informações dentro da organização do processador.

    Pedro, você fez uma excelente compra. Para maiores informações procure uma ferramenta benchmark (crystalmark, por exemplo) e compare os processadores com de seus amigos.

    A diferença é INCRIVEL!
    Um abraço.

    guilherme b. cabreira
    estudante de engenharia de computação

  6. 6 Rubensem 2/6/2011 às 18:02

    Bom dia guilherme b. cabreira!

    Gostaria muito que me ajudasse montar um pc bom e barato começando pela fonte, processador, memória ran,placa de vídeo,placa de áudio placa mãe, leitora de DVD e gravadora, coolers gabinete…

    Acho que é só teria como me ajudar?
    Ps: Não sou rico!!! Mas queria rodar nele jogos como gta4, Velvet Assassin,crysis 1º versão,Lost Planet.

    Aguardo respostas

    Galera quem quiser ajudar ai, por favor, dêem suas dicas!

  7. 7 PCem 11/8/2011 às 16:34

    Cara parabens!!! explicou muito bem com humildade e simplicidade!!!
    continue assim.

  8. 8 Alexem 28/9/2011 às 19:38

    Miuto bom!! valeu texto simples e claro!

  9. 9 Ranielem 14/10/2011 às 19:03

    ERRADO FILIPE BRITO …

    Um i7 perto do dual-core é a mesma coisa de um chevrolet perto de uma ferrari.. posso ter exagerado um pouco mas o intuito é por ai , pq o i7 pode ter até 6 núcleo o quadcore só 4 e dual core 2 quer comprar fi? dá 3x mais que o dual core …

  10. 10 lauraem 16/10/2011 às 13:51

    qual voce acha que seria o ideal para mim?
    eu escuto musicas navego na internet gosto de jogos “pesados” tipo the sims, roller coaster tycoon faco downloads de filmes e series?
    Os jogos que eu tenho recomendam um processador com pelo menos 2 GHz?
    eu tava pensando em comprar um computador qual processador eu uso

    POR FAVOR AJUDA PESSOAL DO SITE

  11. 11 AJem 14/12/2011 às 13:23

    tipo eu vo cursar engenharia da computação e queria algumas dicas de notebooks sabe quanto de memoria ram, HD e etc essas coisas.

  12. 12 yuriem 17/12/2011 às 02:53

    Pessoal, ta cheio de forums muito bons com assuntos relacionados a “ajuda” na escolha de peças como placa de vídeo, placa mãe etc.
    Como http://forum.clubedohardware.com.br/
    acessem lá e deem uma pesquisada, com certeza tem resposta, já tem muitos posts pedindo o mesmo tipo de ajuda.

    ;D

  13. 13 Ramonem 27/6/2012 às 14:12

    Olá, gostei do conteúdo ai escrito, porém…
    ali vcs dizem que se eu gostar de um jogo sem gráficos, posso pegar um i3? Acho que vocês estão subestimando o poder do i3.
    Eu mesmo tenho 1 corei3 e até hoje em 27/06/2012 não encontrei um jogo que eu não rodasse no max.
    Mas de resto, gostei muito. Parabéns

  14. 14 Vagner F . de Oliveiraem 28/7/2012 às 11:32

    Olá amigos da info maniacos , adquiri uma internet móvel , porém a área que moro tem muita oscilação de sinal o que posso fazer para melhorar o sinal ? A marca do modem pode fluência no sinal, se sim qual o melhor modem a ser utilizado ? Agradeço desde já !

  15. 15 Suellenem 14/8/2012 às 13:28

    Comprei um note acer NV55C intel core i3-380M 2gb ddr3 memória e 320 hd, não gostei, prefiro o dual core, o meu novo está travando muito, se eu estiver com 2 ou mas paginas abertas e demorar mexendo em uma unica pagina, quando eu volto para outra ele demora muito a responder.

  16. 16 Suellenem 14/8/2012 às 13:31

    Desculpe vou refazer minha pergunta pois acho que não fui clara.

    Comprei um note acer NV55C intel core i3-380M 2gb ddr3 memória e 320 hd com win 7 64bits home basic, não gostei, está travando muito, se eu estiver com 2 ou mas paginas abertas e demorar mexendo em uma unica pagina, quando eu volto para outra ele demora muito a responder, poderiam me ajudar no que pode está acontecendo?

  17. 17 Flávio_O_Oráculo.em 28/8/2012 às 14:47

    Muito bom o conteúdo dessa página cara! Me tirou muitas dúvidas… Tô pretendendo fazer um curso Superior de PROCESSAMENTO DE DADOS, e realmente me foi muito útil!!! Obrigado desde já…

  18. 18 Marlonem 18/9/2012 às 22:38

    Não compraria nenhum deles sabendo que posso comprar um Bulldozer Fx-8150 4.1 Ghz com 8 núcleos pelo preço de um i7.

  19. 19 Rodrigoem 23/12/2012 às 19:18

    Cara, boas informações sempre são bem vindas. Mas agora que descobri que tem I7 Dual Core às vésperas de eu comprar um, me deixou bem confuso. E, pelo preço, só pode ser o de dois núcleos. Ele tem 4 GB de ddr3, será que compensa? Obrigado pelas elucidações!

  20. 20 Lucianeem 14/4/2013 às 16:56

    Simples, objetivo e INFORMATIVO.

  21. 21 guilhermeem 6/5/2013 às 11:56

    muito legal essa expllicaçao

  22. 22 Hotokamiem 19/5/2013 às 20:47

    tenho um intel pentium dualcore e estou jogando um jogo que precisa de nao me lembro o que III no caso quem seria melhor o dualcore ou o III?

  23. 23 Hotokamiem 19/5/2013 às 20:48

    tenho um intel pentium dualcore e estou jogando um jogo que precisa de nao me lembro o que III no caso quem seria melhor o dualcore ou o III?
    para avisar ele trava frequentemente ate a internet falhar entao tenho que reiniciar o computador

  24. 24 Aloisioem 15/6/2013 às 19:17

    Legal, gostei muito, porque são poucas as vezes que deparamos com comentários técnicos tão claros que nos indica o caminho certo a seguir.
    Muito bom.
    Sds
    Aloisio

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS