09/06/09

HD cheio de arquivos deixam o PC lento?

Dicas
Comentários




Espaço depois

É mesmo verdade que lotar o HD deixa o computador lento?

Com o passar do tempo, é comum os computadores apresentarem lentidão ao executar algumas tarefas, por mais simples que elas pareçam. Programas que antes eram abertos em poucos segundos podem levar alguns minutos para serem executados, principalmente se você utiliza vários aplicativos pesados.

Você já deve ter se perguntado: “muito arquivos no HD deixam o computador lento?” Sim?! Não?! Bom, a resposta para esta questão é: depende! A lentidão no computador pode ser causada por diversos fatores.

De novo a palavra "depende"?!

O problema com espaço em disco começa quando o espaço disponível é pouco. Por exemplo, não tem problema você deixar seu HD de 100GB com 90GB ocupado. Mas deixar 500MB de espaço livre é pedir para o computador virar uma carroça. É bem provável que nem o Windows consiga mover arquivos ou realizar suas tarefas mais corriqueiras.

Há quem diga que é bom começar a pensar em faxina no disco quando o espaço livre fica abaixo dos 5GB. Na verdade, vai de cada usuário cuidar do próprio HD e decidir quando é hora de limpar um pouco os arquivos e documentos inúteis ou que não são usados há muito tempo. O importante é não deixar extrapolar.

Computadores mais potentes, de última geração, raramente terão problema de lentidão por causa de pouco espaço em disco, mesmo que o HD esteja quase no seu limite. Com os PCs mais simples, no entanto, a história é outra.

Por que isso acontece?

Os PCs possuem diversos tipos de memória, além da RAM, já há muito conhecida pelos usuários. A memória virtual é uma delas, e é de suma importância para o processador.
Para entender melhor…

Memória RAM DDR.A memória virtual é uma espécie de arquivo criado no computador, o qual o processador utiliza para armazenar dados que ele costuma deixar na memória RAM. É como se ele simulasse a memória RAM dentro do seu HD, por isso que é chamada de virtual.
O problema da memória virtual é que ela é muito mais lenta do que a RAM, fazendo o desempenho da máquina despencar quando é necessário acessá-la. Por esta razão, só quando a memória RAM estiver muito lotada é que o processador utiliza a virtual.

Para saber mais detalhes sobre esta memória, não deixe de ler os artigos: “O que é Memória Virtual?” e “Como funciona a Memória Virtual?”.

Como você já deve ter imaginado, pouco espaço em disco pode dificultar, ou mesmo impossibilitar, a criação e o uso da memória virtual. Como consequência, a memória RAM é sobrecarregada, causando lentidão e às vezes até o travamento total do sistema.

Problemas gerais

Bagunça no HD
Arrume seu HDÉ claro que não é apenas o HD lotado que prejudica o desempenho de toda a máquina. Discos desorganizados dificultam o acesso aos dados, exigindo mais processamento, o que pode deixar a máquina mais lenta. A solução para este problema é bem simples, basta desfragmentar o disco.

Faxina no HD

Por mais que você utilize o computador apenas para acessar a Internet, diversos arquivos e pastas temporárias são criados, e acabam ocupando um espaço considerável no disco rígido. Além disso, quando você desinstala um programa, nem todos os arquivos são removidos junto. Tudo isso vai ocupando espaço no HD e, quando você percebe, tem mais arquivos inúteis do que necessários.

Existem diversos aplicativos para fazer uma busca geral no disco atrás destes “ocupadores de espaço”.

Inicialização automática

Caso o computador esteja lento, principalmente na hora de iniciar, pode ser que o problema seja a quantidade de programas que iniciam junto com o sistema. Obviamente alguns aplicativos devem ser iniciados com o Windows, como antivírus, anti-spywares, drivers de vídeo, etc. Outros, no entanto, são dispensáveis.

Na seção de inicializadores (launchers) do site é possível encontrar diversos aplicativos que podem ajudar nesta tarefa. Não deixe de conferir.
Apenas o necessário

Não é preciso nem dizer que deixar apenas aqueles arquivos e programas realmente essenciais no computador é uma boa prática para manter a máquina sempre funcionando com o máximo de desempenho.

Fonte: Baixaki

Leia Também

Compartilhe

5 comentários
  1. 1 Gilmarem 10/6/2009 às 13:51

    Dicas muito boas.
    Li aqui mesmo no Site sobre o “Particionamento”. Até onde posso compreender, é uma das coisas mais importantes e seguras a fazer no HD. Além, é claro, de tomar todas indicações aqui colocadas.
    Usuários com menos experiência ou prática ou que não tenham muita intimidade com o PC, deveriam prestar atenção nestas dicas e pô-las em prática.
    – Conheço muitos usuários que enfrentam inúmeros problemas por não saberem disso, ou se sabem, acreditam que correm riscos ao se atreverem a fazerem tais mudanças em seus PCs.
    Po incrível que pareça, ainda hoje, poucas pessoas sabem destas coisas ou procuram saber…
    Em plena era digital, a maioria “ainda” continuam agarrados nas TVs!!!
    Ainda não despertaram e abriram a “Janela do Mundo Virtual”!!!
    É ou não é???

  2. 2 Marlosem 27/6/2010 às 17:52

    Excelente post!
    Sobre o HD e se instar muitos jogos? Atrapalha também
    Gostaria de saber como que você conseguiu esse tema preto, é pra windows XP?

  3. 3 luciusem 1/9/2011 às 09:03

    vi o mesmo artigo no site do tecmundo….cara para de copiar o artigo dos outros..isso é falta de criatividade.

  4. 4 Fabio Limaem 1/9/2011 às 10:33

    Olá Lucius,

    gostaria de informar que em comum acordo entre os adm’s do infomaniaco não é mais permitido a copia de conteúdo de post de outros sites conforme as regras do para ingressar como autor do site. as regras estão disponíveis no link
    http://www.infomaniaco.com.br/seja-um-autor/

  5. 5 warleyem 28/7/2012 às 00:26

    “muito bom o artigo”

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS