14/07/09

Devo ou não usar um estabilizador ?

Dicas
Comentários




estabilizador

Bom pessoal, tenho certeza que se eu postar em um fórum com a seguinte pergunta:

Devo ou não usar um estabilizador ? No mínimo, 80% das respostas seriam do tipo: ” Claro, afinal ele protege o PC de surtos na rede “, ” Sim, afinal, proteção nunca é demais “.

Pois bem pessoal, como discordo plenamente dessas respostas, resolvi fazer uma ampla pesquisa e escrever esse artigo, para mostrar da melhor forma, o porque não devo usar um estabilizador, e porque ele além de não ajudar, ainda atrapalha o trabalho da fonte de alimentação.

Primeiramente, recomendo a todos a leitura do teste abaixo, que comprova a ineficácia dos estabilizadores.

Como podem ver no teste, o estabilizador não honra o seu nome, e não estabiliza nada, ainda há os que dizem que existem os bons estabilizadores, depois do que li, eu afirmo que não existe, pelo simples fato de que não importa o estabilizador, ele vai sempre redobrar o trabalho da fonte chaveada. O estabilizador é muito mais lento do que a fonte, ele é uma tartaruga perto de uma Ferrari, ele atrapalha a fonte pelo seguinte fato:

A freqüência de trabalho do estabilizador é de 60 Hz, quando acontece algum surto na rede, ele demora no mínimo 0,008 segundos para ” corrigir ” esse surto. Aparentemente ele seria rápido, afinal, 0,008 segundos é muito pouco tempo.

Mas acontece que as fontes de boa qualidade trabalham a 400 KHz, as famosas genéricas, as mais fraquinhas, trabalham a 100 KHz. A fonte irá corrigir esse surto na rede no seu próximo ciclo de trabalho, assim como o estabilizador, porém a fonte levaria 0,0001 segundos para corrigir o surto, ou seja, a fonte já corrigiu o problema na rede, depois de muito tempo, chega o estabilizador e entrega a fonte a tensão diferente (Devido ao pico), teoricamente corrigida por ele, lá vai a fonte novamente corrigir a tensão, dessa vez, culpa do estabilizador, por esse motivo, nenhum estabilizador é recomendado, mesmo que os ditos bons, consigam estabilizar surtos na rede elétrica, ele irá fazer sua fonte trabalhar mais.

Para proteger o seu monitor e periféricos, pode ser usados filtros de linha, que ao contrário do estabilizador, não atrapalham o trabalho da fonte, a mesma pode ser usada em conjunto do filtro de linha, ultimamente tenho recomendado os produtos da Clamper, que são de boa qualidade, baratos, e fáceis de se achar.

Espero que depois da leitura do artigo, o pessoal deixe de usar o estabilizador e compre logo um DPS Clamper, ou um No-Break, esse segundo sendo mais caro, porém melhor, pois mantém o PC funcionando em caso de queda da energia elétrica. Uma pergunta simples para encerrar, alguém aqui usa estabilizador na televisão ? Geladeira ? Freezer ? Som ?

Creio que não, pois bem, para que então usar em nossos computadores dos quais tanto gostamos.

fonte Guiadohardware

Leia Também

Compartilhe

11 comentários
  1. 1 Pauloem 14/7/2009 às 16:50

    Muito legal este post. tenho um estabilizador Microsol e um nobreak APC (com a bateria zuada). Comecei a usar estab.. mais por causa das placas de modem que torravam sempre que tinha uma chuva forte com raios. Desde então nunca mais tive problemas como este… este link que vc postou é de um teste do PROTESTE de Set/2005, será que de lá pra cá mudou alguma coisa?…

  2. 2 Luizem 14/7/2009 às 17:48

    a quem interessar saber o nome omitido na matéria abrir o pdf no ilustrator e apagar a tarja, pois o pdf está aberto.
    Abs,

  3. 3 Natanem 14/7/2009 às 17:53

    Desde 2003 uso um da SMS, acreditando estar mais seguro. Vou providenciar um filtro de linha!!

  4. 4 Reinaldoem 26/8/2009 às 22:38

    Olá, eu sou Técnico em Eletrotécnica e trabalho em uma distribuidora de energia eletrica como eletricista, concordo plenamente com esta bélissima matéria e tudo que existe de real tá escrito ai! Abraços.

  5. 5 Vitorem 1/1/2010 às 12:45

    Olá, e no caso do modem adsl que aqui fica ligado 24hs, poderia dispensar o estabilizador e deixar so no filtro?

  6. 6 Pauloem 5/6/2010 às 16:57

    Alguem quer comprar meu estabilizador?! =/

  7. 7 Joãoem 29/6/2011 às 19:19

    Estabilizador é o maior golpe praticado aqui no brasil, abusando da falta de informação a população em geral.

    Devemos aplaudir quem propaga a verdade, parabéns infomaniaco.

  8. 8 Joseem 7/11/2011 às 14:08

    Desativei o Estabilizador.

    Estou usando filtro de linha so que o fusivel que eu uso é 2,5 amperes, sera que nao força a fonte /monitor/modem
    se puderem me ajudar agradeço

    Gostei muito da materia

  9. 9 KARINem 13/6/2012 às 11:08

    Olá! Tive problemas com a minha geladeira nova (3 anos de uso) duas veze. O técnico disse que como eu tenho problema de queda de energia por causa de sobrecarga tenho que usar um estabilizador de 20 amperes. O que você acha? Se concorda onde encontrar e qual o valor?

  10. 10 Simone Castroem 27/7/2012 às 21:47

    Esse filtro de linha serve para a lavadora ?

  11. 11 CHAVINHO DEL OCHOem 1/2/2013 às 14:44

    JA QUE É RUIM PORQUE TODOS OS LUGARES QUE TRABALHAM COM INFORMATICA USAM?

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS