21/07/11

Como usar o home banking com segurança

Artigos, Dicas
Comentários




First-Direct-Online-Banking-5
O número de pessoas que relatam ter suas contas roubadas e coisas relacionadas à isso cresce a cada dia, porém, antes de criticar a falta de segurança do banco, ou algo do tipo, devemos primeiro reconhecer de quem foi o erro, do banco, ou seu? você realmente tomou todos os cuidados necessários na hora de acessar a sua conta? Porisso listamos seis dicas para que vocês tomem cuidado ao acessar seu home banking.

1- Instale software de segurança: É muito importante ter um anti-virus e um anti-spyware sempre instalado em seu computador. Nem que seja um gratuito como o AVG Free ou o Microsoft Security Essentials, e o mantenha sempre atualizado. Deve saber que é pior você ter um anti-vírus desatualizado do que nenhum, pois este causa a falsa sensação de segurança.

2- Cuidado com os e-mails: Sabe aquele e-mail que você recebe dizendo para você realizar um tal recadastramento de conta? então, isso acontece muito comigo, sempre que eu entrava tinha alguma mensagem do tipo em minha caixa de entrada.
Para desviar deste tipo de golpe primeiro você deve notar se o banco que está neste e-mail, é um banco que você realmente tem conta, porque na maioria das vezes o banco que lhe foi enviado por e-mail não coincide com o banco que você tem conta, por azar do golpista.

Mesmo que a mensagem for de um banco que você tenha, note no jeito que ela foi escrita, muitas vezes percebemos erros ridículos de português.

Agora se a mensagem estiver impecavel, com tudo escrito certinho e tudo mais, se houver algum link nesta mensagem de e-mail não clique nele, abra um navegador e digite o endereço manualmente para ver o que contém. Entre também n
o site do seu banco, vasculhe ele e veja se tem alguma coisa dizendo sobre algum recadastramento, se for, estará logo na primeira página, caso não tenha nenhum destes basta apagar a mensagem e manter-se seguro.

3- Página segura: Note se a página é segura, muitas destas que contém um malware estão escritas com o início como: https:// ao invés do certo que é http://

4- Crie uma senha forte: As melhores senhas tem que ter no minimo 8 caracteres, misture letras numeros e também, letras maiuculas e minúsculas, isso dificulta muito o processo de alguém que tentará invadir a sua conta. Um exemplo de senha forte é “LVtkG70D”. Um exemplo de senha fraca “maria123” ou então, “16/08/1995”, datas de aniversário e números em sequencia sao muito faceis de serem descobertos. Jamais use a senha que você usa no banco em alguma rede social.

5- Cuidado com as redes públicas: Não acesse o seu Home banking através de uma lan-house, ou até mesmo de uma rede wi-Fi pública, muitas vezes pode ter alguém por tras disso, somente esperando que voce acesse este tipo de site, para coletar suas informações pessoais.

6- Cuidado com as informações que tem em casa: se você guarda recibos, boletos e tudo relacionado a este tipo de coisa, primeiro criptografe estes arquivos para melhor protege-los.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS