23/05/13

Como instalar os drivers corretos em sua máquina

Dicas
Comentários




Formatar o computador é sempre uma boa alternativa quando a carroça já não roda mais nada, porém um dos grandes problemas que temos ao formatar o computador em casa é que teremos que procurar pelos drivers das placas do computador, para você que não conhece muito bem seu computador e nunca o formatou, peço-lhe para que faça os procedimentos com cautela, e aconselho que procure os drivers antes de formatar  sua máquina.

Como identificar e instalar o driver correto

Depois de instalar o Windows precisamos configurar os drivers dos dispositivos, mas quando não se possui o o disco de instalação ou até mesmo o próprio fabricante não disponibiliza, precisamos identificar qual o modelo do dispositivo para procurarmos na internet. E essa parte é mais difícil do que instalar…

A intenção aqui não é ensinar com instalar um driver, mas como instalar um driver que você não sabe qual é. Se você tem um computador da HP, Acer, Sony ou de qualquer outra marca famosa, basta você entrar no site e digitar o modelo para você conseguir tudo facilmente porque o suporte geralmente é bom.

Mas existem algumas marcas que não possuem um suporte tão bom e muitas vezes deixam o cliente “se virar” como pode.

Então vejamos abaixo alguns procedimentos que podem ser tomados:

Instalar driver

Quando um driver não está instalado no Windows é isso que vemos no gerenciador de dispositivos. Uma interrogação na frente do do nome. No Windows XP é uma interrogação acompanhada de uma exclamação.

1. Clique com o botão direito no dispositivo que você quer instalar e clique em propriedades;

2. Selecione a aba detalhes;

3. Em propriedade, selecione “caminho da instância  do dispositivo”  e localize os quatro caracteres após onde está escrito DEV_ como no exemplo abaixo:

Configurar driver

4. Agora acesse acesse www.pcidatabase.com e digite os caracteres encontrados no campo “Device search” e clique em “search”

Pci database

5. Em seguida será exibido o modelo do dispositivo que você deve instalar:

Identificando driver

Agora que você já sabe qual driver instalar, basta digitar o modelo em um site de busca como o Google para procurar algum site que disponibilize o download.

Outra maneira de se identificar o driver correto para instalar é através do programa Aida 64 que pode ser baixado neste link:http://www.aida64.com/downloads

Depois de instalado o programa, selecione no menu: Devices – Windows Devices. O driver que não estiver instalado aparecerá como “Unknown” como na imagem:

Aida 64

Pronto! Agora que você identificou o driver, o próximo passo é procurar na internet algum site que disponibilize o download.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS