02/03/11

CodeIgniter: o framework do desenvolvedor php.

Dicas
Comentários




Quando falamos de frameworks, muitos desenvolvedores ficam com um pé atrás. Hoje existe diversos frameworks para desenvolvedores php, mais um deles vem se destacando muito. Estou falando do CodeIgniter, um framework  fácil , rápido, orientado a objetos, e dentro dos padrões MVC.

http://www.99points.info/wp-content/uploads/2010/07/codeigniter.png

Ok, mais o quê é MVC?

MVC, é a sigla de Model-View-Controller. MVC é um padrão de arquitetura de software que visa separar a lógica de negócio da lógica de apresentação. Assim ele separa toda a parte de programação, da parte do desenvolvimento do layout.

Uma das vantagens do uso de frameworks é a velocidade do desenvolvimento, que no lugar de passar horas, e horas programando centenas de linhas de código você pode resolver o seu problema fácilmente, chamando uma função do framework.

Por exemplo eu preciso, colocar uma segurança em meus formulários usando captcha. É fácil com o CodeIgniter, basta você chamar a função do captcha que todo o script já está pronto. Lógico, que nem tudo vem pronto, se fosse assim para que existiria programadores?

Outra vantagem do uso de frameworks é a organização da aplicação que dentro do framework, já está tudo separado dentro dos padrões MVC, além de pastas que guardão todo o conteúdo pronto do framework.

Assim como o CodeIgniter existe diversos, frameworks que exercem está função, como o Zend, o CakePHP, entre outros. Eu particulamente prefiro o CodeIgniter pela quantidade de conteúdo e pela alta velocidade que ele traz a aplicação.

Outra vantagem do framework é ele ser totalmente orientado a objetos, assim você consegue programar, mais rápido, e sempre pensando em uma grande aplicação.

O Codeigniter é perfeito para grandes e pequenos projetos, e o legal de desenvolver com Codeigniter é que você pode fazer o projeto pensando em uma pequeno website, mais com a mesma estrutura você pode fazer um mega portal!

Deseja mais informações sobre o framework visite:

Ou faça o download: http://codeigniter.com/

 

Leia Também

Compartilhe

1 comentário
  1. 1 eltonem 20/6/2011 às 20:50

    Show de Bola esse post e muito bem lembrado codeigniter sem dúvida ja salvou a vida de muito desenvolvedor!!!

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS