27/02/12

O que esperar do Ubuntu 12.04

Curiosidades
Comentários




A distribuição Linux mais famosa e usada esta crescendo à cada dia que passa, prova disso é uma estatística simples feita pela CANONICAL, empresa que cuida do financiamento da distribuição (Ubuntu e KUbuntu), que segundo ela, já são 20 milhões de pessoas que usa a distribuição Ubuntu todos os dias, em todos países.

O Ubuntu, desde sua versão 11.04, adotou o Unity como ambiente gráfico padrão, o que chateou muitos usuários. Mas, logo depois, em sua versão 11.10, o Unity deu um grande passo, melhorou (correção de bugs, mais recursos e novidades) e de certa forma, trouxe e atraiu muitos usuários ao Ubuntu. Desde ai o Ubuntu já cresceu de forma notada, um grande passo foi dado pela CANONICAL.

Agora muitos, inclusive eu, estou ansioso para o lançamento final da versão 12.04 do Ubuntu, que virá com uma nova versão do Unity, a 5 e além disso promete novidades e melhoras em vários aspectos do sistema operacional, como o gerenciador de arquivos Nautilus.

[logo do Ubuntu 12.04, na qual significa cascos de um animal chamado Pangolim, já que o nome oficial do Ubuntu 12.04 é Precise Pangolim]

 

Mas agora vai a questão, o que esperar do Ubuntu 12.04? Melhorias? Mudanças? Vamos analisar com base nos vídeos e própria análise de sites que testaram a versão Alpha 2 do Ubuntu 12.04.

O que há de novo no Ubuntu 12.04 Alpha 2

Imagem de Amostra do You Tube

O vídeo acima feito pelo site OMG! Ubuntu, mostra algumas novidades que foram adicionadas na versão “alpha 2” do 12.04, que por sinal facilita muito a vida de muitos usuários, comparando com as versões anteriores. Note que a Central de Programas do Ubuntu abre mais rápido, diferença de 5,82 segundos.

Tela de login modificada, mantendo o Wallpaper do usuário

Imagem de Amostra do You Tube

Mais uma mudança interessante, dessa vez na tela de login, que por visto, foi alterada, esta mais pratico como nunca, repare que o papel de parede do usuário padrão se mantem na tela de login.

Unity 5.0 rodando no Ubuntu 12.04

Imagem de Amostra do You Tube

O Unity 5 esta bem mais estável do que nunca, mais pratico do que nunca, emfim, melhorando a cada vez mais. Como você pode ver, a praticidade é ótima, como também a personalização, cor do launcher por exemplo, movimentação dos ícones e tudo mais.

O que realmente iremos ter no Ubuntu 12.04, será mais confortabilidade, praticidade e melhoria nas customizações. Como você pode ver, esta mais fácil customiza-lo, ainda porque vem com o CompizConfig Settings Manager, um programa que serve para ajustar, configurar e personalizar o Unity e alguns efeitos do Gnome.

Bom, ainda que tenho a certeza do que falei, é melhor avisar que o texto é feito com base nos vídeos e análises da versão alpha 1 e alpha 2 da versão 12.04, portanto, tenho certeza que a versão final virá com mais surpresas.

O Ubuntu irá lançar lá pelas redondezas de maio, então aguardem por mais novidades!

Leia Também

Compartilhe

3 comentários
  1. 1 Robertoem 27/2/2012 às 15:00

    encioso pela chegada dessa versão ubuntu sempre
    mas convenhamos essa musica de fundo ala jogo do sonic do vido da OMG ta osso kkkkkkkkkkkk

    parabéns ótima matéria.

  2. 2 Tayron Mirandaem 29/3/2012 às 09:49

    Sou um dos grandes fã do ubuntu que se decepcionou bastante com a utilização do unity, cheguei até instalar gnome, mas o linux se mostrou instável. Mas espero ancioso pela versão 12.04, pois até então voltei para o Rwindows, até mesmo por que sentia falta de jogar uns jogos…

    Só espero que o ubuntu melhore cada vez mais, pois o unity ficou meio lento em relação ao gnome na minha máquina mesmo tendo uma placa de video de 512, processador de 3.0 Ghz e 2GB de ram…..

  3. 3 Leonardoem 1/4/2012 às 16:51

    Por mim, o Unity podia ficar, mas o Unity 3D é realmente pesadinho e não consigo roda-lo com confortabilidade aqui em meu computador. Uso o Unity 2D, uma versão mais leve e sem efeitos. Mas espero que o Unity 5 venha melhorado e adaptado para máquinas modestas.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS