31/08/10

Triângulo, Quadrado, Bola e X : Qual o Significado dos Botões do PlayStation

Curiosidades
Comentários




Em 03 de Dezembro de 1994 , foi lançado o primeiro console da Sony no Japão e de lá pra cá, muita coisa mudou, o console evoluiu e hoje é um dos mais modernos e polular do munido.

Segundo a Wikipedia, o joystick do PlayStation tem o design inspirado no SNES. E foi em 1996 que a Sony lançou um novo joystick que viria a se tornar padrão: o DualShock, que introduzia duas mini-alavancas analógicas além de um sistema de rumble onde o controle treme em resposta aos jogos. Com o controle de movimentos nos analógicos, o direcional digital ficou aberto para exercer mais funções nos jogos.

Bom, mas qual é o significado dos tradicionais botões do Joystick do PlayStation. Quem respondeu essa pergunda foi Goto Teiyu, um dos designers do PlayStation 1.

O triângulo simboliza o ponto de vista, eu quis representar como um endereço ou uma cabeça.  O quadrado representa um pedaço de papel que identifica menus ou documentos. O círculo e X representa um sim e não, respectivamente.

E depois dessa revelação, nada melhor que pegar o seu PlayStation, e começar a se divertir com um bom game, aproveite e descubra quais são Os 100 melhores jogos para PlayStation 2 aqui!

Fonte: webAdictos

Leia Também

Compartilhe

8 comentários
  1. 1 Paulo R. Inácioem 31/8/2010 às 10:03

    Quem gostou dessa curiosidade, me siga no twitter
    @paulo7p7

  2. 2 Igor Tomazem 31/8/2010 às 15:01

    O mais interessante é que na maioria dos jogos (do Play 1 pelo menos) poucos foram os games que utilizavam os botões desta maneira. o Triangulo era usualmente o botão dos menus (não o quadrado). O quadrado geralmente era o botão de ação. X usualmente confirmava as opções e Bola cancelava.

    O meu objetivo entretanto não é de crítica. Pelo contrário, mesmo que a idéia inicial não tenha sido seguida a risca, pouco importa. Os ícones e o conceito de identificação foram bastante úteis e até hoje se mantêm firme e forte na mente, nos controles e até em algumas camisetas dos consumidores. Fica os parabéns para Goto Teyu pela sacada genial.

  3. 3 Paulo R. Inácioem 31/8/2010 às 18:12

    Realmente os botões bola e X, tiveram suas funções invertidas nos E.U.A, eu não coloquei no post, pra não confundir!

  4. 4 Evandro Temperiniem 31/8/2010 às 23:12

    Caramba… tb nao tinha pensado nisso. Interessante.
    E realmente, vários jogos invertem os botões X e O.

  5. 5 edgarem 1/9/2010 às 09:35

    é demais essa contextualização através de ícones ou símbolos, ajude muito na identificação. pena que os americanos inverteram tudo e acabaram com este conceito! huahauhauhauh

  6. 6 Robsonem 20/9/2010 às 15:30

    Pensei que os botões bola, X, triângulo e quadrado fossem os botões 1, 2, 3 e 4 respectivamente, de acordo com o número de linhas e, inclusive, faz mais sentido do que está na matéria. assim como R1,R2 = Right1 e Right2, L1,L2, Left1 e Left2, e assim por diante. Os botões no controle são numerados e faz sentido nesse caso ser a numeração também

  7. 7 Thiiem 27/10/2010 às 15:10

    Boa matéria. No antigo Winning Eleven os botões O e X serviam como dito mesmo. O selecionava e X cancelava, quando chegou o PES, os botões foram invertidos.
    Como também hoje no próprio menu do PS3 e na maioria dos jogos, o X seleciona e O cancela.

    Hoje não jogo mais PES, quando vou jogar X360 com os colegas, no FIFA eu fico falando os mesmo botões do PES e do PS3. Eu fico falando: “Vai aperta o quadraaado, o quadraaado!” KKKK

  8. 8 Andréem 3/11/2010 às 20:58

    *minha opnião* os americanos inverteram as funções de alguns botões simplesmente pela praticidade de você apertar o X (botão mais próximo do seu polegar) para confirmações O ou Δ para cancelar, por estarem mais distantes… e o □ para ação, juntamente com o X.

    Creio que todos concordam que tanto o □ quanto o X são botões de fácil alcanse, diferente do Δ e da O.

    Coloque seu polegar sobre o X e o *quadrado* simultaneamente… Fácil não é? Tente fazer qualquer outra combinação de dois botões diferente desta… É fácil? Não, não é!

    Pra mim, a troca que os americanos fizeram é melhor aceita por isso.
    Abraços.

  9. 9 Ericem 31/3/2014 às 22:06

    O x, quadrado, bola, triangulo foi uma ótima sacada da sony e o mais legal é que eu li a matéria pelo meu PS3.
    Como as coisas mudaram des do PS1!

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS