05/03/13

Tecnologia 3D permite manipular livros raros e muito antigos

Artigos, Curiosidades
Comentários




LIVRO

Livros medievais são considerados raros e bastante delicados. Poucas pessoas podem ter acesso a estes materiais, justamente por conta de sua fragilidade. Assim, a manipulação geralmente é feita em ambientes controlados e com o uso de luvas especiais, e seu acesso é restrito às pessoas autorizadas.

Bom, isso não é mais um problema. Uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer e apresentada durante a principal feira da área, a CeBIT, que vai até o dia 9 de março, na Alemanha, vai permitir que estes livros sejam lidos por qualquer um, com uma cópia em 3D.

As páginas foram escaneadas e aparecem em uma tela plana. O leitor vira as páginas a alguns metros de distância, de modo que os sensores captem os movimentos e realizem a mudança. É possível girar o livro 360 graus e interagir com a obra, que costuma ser em latim.

O livro mais antigo que foi digitalizado tem pelo menos mil anos de idade. Os criadores desta tecnologia afirmam que vão trabalhar em uma ferramenta de busca e de tradução.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS