31/08/10

São 7 os que têm o poder de reiniciar a Internet

Curiosidades
Comentários




A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers ( ICANN responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como os nomes de domínios) há alguns meses atrás realizou um acordo entre vários países e gerou sete chaves criptografadas em forma de um cartão de crédito, que tem o poder de reiniciar a Internet.

Dos sete cartões existentes apenas cinco são necessários para realizar a operação, para este acontecimento os cinco integrantes precisam viajar para uma zona super segura nos Estados Unidos onde lá é possível realizar o processo para reiniciar o sistema responsável pela segurança do sistema de nomes de domínio, o conhecido DNSSEC.

O objetivo dessa atitude é evitar que dados sejam expostos caso um ataque terrorista, uma guerra, ou qualquer outro evento catastrófico ocorra e possa expor as informaçõesa respeito dos dominios e garantir que o site para qual aponta o dominio é realmente o verdadeiro.

Cada smartcard tem uma fração da chave criptografada, por isso é necessário que cinco dos 7 se juntem para realizar o processo. Os donos dessas chaves são da Grã-Bretanha, EUA, Burkina Faso, Trinidad e Tobago, Canadá, China e República Tcheca. Um vídeo em inglês pode ser visto aqui para maiores detalhes.

Fonte:BRedes

Leia Também

Compartilhe

3 comentários
  1. 1 criar siteem 31/8/2010 às 11:10

    Essa informação é interessante. Parece coisa de filme.

  2. 2 Marina Canfieldem 31/8/2010 às 13:40

    @criarsite Realmente é algo muito interessante, quase inacreditável!
    Obrigada pelo comentário!

  3. 3 viniciusem 7/5/2011 às 16:10

    Pelos paises q tem a tal chave, parece mentira. Afinal, cade japao, russia, alemanha, etc? Alguns dos paises da lista sao inexpressivos, pq?

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS