23/10/10

Qual a diferença entre laptops, notebooks e netbooks?

Curiosidades
Comentários




No começo de 2008, o cenário do computador portátil foi dominado pelos laptops. Houve poucas alternativas aos tradicionais notebooks, tablet PCs, PDAs avançados e até uns poucos smartphones que podiam desempenhar muitas das tarefas básicas de computação. Mas o computador portátil abriu caminho para a computação móvel, algumas empresas ofereceram laptops que eram tão poderosos quanto seus similiares desktops.

Um ano depois, os tradicionais notebooks enfrentam alguma competição no mercado de computação móvel. Pode ser confuso para o consumidor, há uma série de novos termos e categorias a serem levadas em consideração quando da compra de um computador móvel. Há laptops, notebooks, netbooks e UMPCs (Ultra Mobile Personal Computers). Mas qual é a diferença? Esses termos são intercambiáveis? Ou eles estão bem definidos?

A resposta a essas questões depende de quem pergunta. Uma pessoa pode chamar a um determinado PC de netbook, enquanto outra vai insistir que se trata de um notebook. É como pedir a alguém para descrever uma característica de uma elevação geográfica uns podem chamá-la de morro, outros, de montanha. Não há uma definição universal na qual você possa apoiar-se.

Há, contudo, algumas linhas mestras gerais que você pode usar. Laptops, notebooks e netbooks usam a mesma base física, o principal diferencial é o tamanho. Essa base física é um computador com duas partes principais: uma tela e um telado conectados por dobradiças. Em geral, netbooks são menores e mais leves que os notebooks que, por sua vez, são menores e mais leves que os laptops. Mas não há classes específicas de tamanhos ou pesos para esses computadores. Então, por exemplo, se o computador tem uma tela de 11 polegadas, é um notebook ou um netbook? É aí que as pessoas discordam.

Vamos começar com laptops e notebooks. Alguns usam os termos intercambiáveis, porque muitos dos laptops no mercado são menores e mais leves que seus predecessores. À medida que o tecnologia de laptops evolui, fabricantes são capazes de colocar mais poder dentro de um pacote menor. O formato notebook está virando a norma.

Mais ainda há alguns laptops que são grandes demais para serem considerados notebooks. O Lenovo ThinkPad W700ds tem uma tela principal de 17 polegadas (43,2 cm na diagonal) e uma tela secundária retrátil de 10 polegadas (25,4 cm na diagonal). Ele pesa cerca de 5 kg e tem 5,3 cm de largura. Laptops para games também podem estar no time dos grandões, o Qosmio X305, da Toshiba, pesa 4kg e tem uma tela de 17 polegadas.

Leia Também

Compartilhe

3 comentários
  1. 1 Julio Sequelaem 25/10/2010 às 15:16

    A diferença de um Netbook para um Notebook além do tamanho não seria o driver, Netbooks não tem driver de CD/DVD e os Notebook tem…????

  2. 2 Marina Canfieldem 25/10/2010 às 15:31

    @Julio Sequela

    Antigamente não existia, mas hoje alguns netbooks já tem drive de CD/DVD.
    Beijos

  3. 3 Nelsonem 12/5/2011 às 18:39

    Boas amigos. A diferença entre os netbooks e os notebooks tem a ver com a configuração do software e hardware interno e não com o tamanho do computador. Os netbooks foram criados justamente com o propósito de serem computadores portáteis para tarefas simples do dia a dia, e de serem práticos para a escola e utilizadores pouco exigentes. No termo cru do nome (computadores para ir a net). Penso que essa diferença é uma jogada de marketing, visto que se eu precisar de um computador para ir a internet e ver e-mails e ficar no msn compro um netbook. Se optar por jogos, trabalhos gráficos, vídeos e etc, a compra será um notebook pois estes possuem uma configuração mais potente porém um preço mais alto.

    Grd Abraço.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS