20/06/11

Os significados de termos usados no mundo da tecnologia

Artigos, Curiosidades
Comentários




significados geeks

É bastante comum que alguma pessoa fique “boiando” ao observar uma conversa entre dois geeks, mas primeiro, você sabe o que realmente é um geek? É com essa  finalidade que o UOL separou alguns significados de um vocabulário que está ficando cada vez mais comum entre os jovens dos dias de hoje.

Muito pelo contrário um Geek não é um nerd, e vice-versa. Os Geeks são pessoas que são aficionadas por tecnologia, internet e videogames. Não há uma origem nem tadução exata para o termo, porém, há relatos de que a palavra foi usada em 1876 como sinônimo de fool (tolo). Agora um nerd é um estereótipo utilizado para pessoas inteligentes que vão bem na escola e tudo mais, porém com problemas de socialização.

Hacker embora seja confundido muito com o significado de Cracker, são pessoas que modificam ou subvertem o funcionamento de algo tecnológico para ganhar algo, em protesto ou por algum motivo em específico. O termo foi usado para alunos do MIT (Massachussets Institute of Technology) que burlaram o sistema telefônico da universidade para fazer ligações entre Harvard e o MIT ou fazer chamadas de longa distância.

Agora entendendo o que é um Cracker, no mundo tecnológico, o cracker é geralmente a pessoa que quebra um sistema de segurança de forma ilegal. Na verdade o termo foi criado porque os hackers queriam se distinguir desses últimos que têm “más intenções”

Bug, é um termo bastante usado, o bug significa inseto em inglês, e apesar de várias histórias o bug ficou conhecido pelo que Thomas Edison (inventor da lâmpada elétrica) escreveu em um de seus registros que havia um inseto (bug) que atrapalhava o funcionamento do fonógrafo (precursor do toca-discos).

Troll, este sim é um termo que está “surgindo agora”, ainda mais no Twitter, Troll é um cara que sempre quer causar tumulto em tal lugar, seja num chat ou qualquer outro lugar (mesmo que nao seja no computador) trollar virou uma espécie de “sacanear” no mundo da internet, ou não. Embora seja um termo que está começando a a ser mais usado agora, o troll na mitologia nórdica, é uma criatura monstruosa e grande. No livro “O Senhor dos Anéis”, o autor faz várias citações aos trolls durante a saga.

 

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS