10/08/11

EUA tem nave hipersônica que voa a Mach 20

Artigos, Curiosidades
Comentários




Sabe aquelas viagens para o exterior, que demoram mais ou menos 12 horas. Já imaginou se você pudesse faze-las em menos de 1 hora? Mas, que avião chegaria à velocidades tão altas assim? Ok vamos tentar entender algumas coisas. A Agência de Projetos Avançados de Defesa (DARPA), vem desenvolvendo uma nave hipersônica que, até agora, já chegou a mais de 20.900 km/h.

A Falcon HTV-2 é lançada pelo foguete Minotaur IV, mas ainda não é tripulada. Ao chegar na altitude certa, a HTV se desprende do foguete, fazendo assim com que a nave viaje em uma camada bem mais alta da atmosfera, onde o atrito é bem reduzido, por causa do ar que é rarefeito.

EUA tem nave hipersônica que voa a Mach 20

Hypersonic Technology Vehicle, ou Veículo Tecnológico Hipersônico (HTV) deve passar esta semana pela sua segunda bateria de testes, com isso a DARPA pretende fazer pesquisas através de equipamentos acoplados à nave, para entender melhor qual seria a melhor alternativa para uma viagem supersônica de longa duração, para que num futuro não muito distante possamos  desfrutar desta tecnologia para nos locomovermos pelo planeta.

Agora, o segundo teste deve mostrar como se dará o controle de temperatura da aeronave (que passa dos 1.900º C devido à velocidade), bem como a aerodinâmica, navegação e direção.

A Nave é muito rápida, pode chegar até Mach 20, que é 20 vezes a velocidade do som, ou seja, você já viu aqueles caças militares voando extremamente rápidos e passando da barreira do som? pois é, então imagine uma nave voando 20 (VINTE) vezes mais rápido do que isso, é algo que não está nem ao alcance da nossa imaginação praticamente, mas daqui a pouco tempo, estaremos voando nestas belezinhas (espero).

 

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS