17/11/09

Domínios da Web agora em alfabetos não-latinos

Curiosidades
Comentários




dominiosO chinês, o árabe ou o híndi (e outras línguas estrangeiras) podem ser usados, desde ontem, 16/11, para assinar domínios na internet – algo que beneficiará milhões de usuários que não utilizam os caracteres latinos.

A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet anunciou hoje no Egito a internacionalização do uso destes caracteres nos domínios de internet e começou a receber pedidos de diversos países.

“Até o momento, houve seis pedidos em três línguas diferentes”, anunciou o presidente da Icann, Rod Beckstrom, que participa do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas.

Das solicitações, Beckstrom só divulgou duas: as de Egito e Rússia.

“É um dos avanços mais significativos de internet em décadas, já que cerca da metade dos usuários de internet não utilizam o alfabeto latino”, disse Beckstrom na entrevista coletiva, divulgada por webcast da cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

A Icann aceitará os pedidos de representantes de países e de territórios de todo o mundo para os novos domínios de internet que representem o nome de seu país e que sejam feitas em caracteres não latinos.

Uma vez avaliados e aprovados os pedidos, a previsão é de que estes domínios cheguem à rede na maioria dos países durante o ano que vem.

Isto abre a porta para idiomas como o chinês, o árabe, o híndi, o cirílico, entre outros. A partir de 2010, será possível escrever outros alfabetos na barra de endereços dos navegadores.

Segundo o presidente da Icann a segunda-feira foi um “dia histórico que ajudará a alcançar a ideia de um mundo, uma internet, com todo mundo conectado”.

Os novos domínios estão, agora, disponíveis apenas para entidades governamentais e acadêmicas. Mas quando pessoas físicas puderem assiná-los, certamente muitas portas para novos empreendimentos na área da Internet se abrirão. Para os que apostam em Blogs de Nicho, a coisa vai ferver!

Fonte: Folha Online

Leia Também

  • Firefox 10 é lançado oficialmente:

    Ao que tudo indica os planos da fundação Mozilla de atualizar o Firefox a cada 6 semanas começou na pratica, mau os usuários da raposa […]

  • Apostila online e oficial sobre HTML5:

    A empresa brasileira Visie foi a escolhida pelo W3C do Brasil para ministrar um treinamento sobre o HTML5 para os seus membros e alguns convidados. Para esse […]

  • Vlogs, a web precisa deles.:

    A alguns nos, os blogs viraram febre. Todo mundo queria ter um blog. Após os blogs surgiram os fotologs, que não eram nada mais do que galerias pessoais de imagens. Agora a nova moda são os Vídeologs ou os vlogs.

  • Frameworks para Web 2.0:

    Quando se trata de desenvolver para web, um dos novos padrões atuais é o uso de frameworks. Então veja alguns frameworks que ajudaram você a desenvolver um belo layout de forma rápida no mais novo conceito Web 2.0

  • [Blog de Sucesso] Conteúdo é tudo!:

    Hoje dou inicio a uma série de artigos que ajudaram o seu blog a chegar ao sucesso. Então dando inicio irei falar sobre “Conteúdo”, algumas dicas de como escrever para web, e como alcançar meu publico alvo.

  • Conheça as Melhores Ferramentas para Salvar Artigos da Web:

    O que você faz quando encontra um artigo legal na web, mas não tem tempo para ler naquele momento? As soluções mais comuns que a […]

Compartilhe

1 comentário
  1. 1 joao boboem 26/4/2010 às 10:07

    Demorou bastante pra acontecer ..

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS