06/10/10

Conheça os 5 computadores mais rápidos do mundo

Curiosidades
Comentários




Os supercomputadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares armas e investigação sobre a fusão nuclear.


1- XT Jaguar

O número 1 da lista do TOP500 é o XT Jaguar , fabricado pela Cray . O todo-poderoso está instalado em solo americano, no laboratório Oak Ridge National, em Tennessee, e corre um sistema baseado em Linux. Os cientistas usam os seus 224.162 núcleos de processamento para gerar uma potência de 1.750 teraflops de processamento e pesquisar temas relacionados à geração de energia limpa, entre outras coisas.


2- Roadrunner

O Roadrunner , desenvolvido e construído pela IBM target é o número 2 da lista. O dispositivo está instalado numa área de quase 600 metros quadrados do Laboratório de Los Alamos, na cidade do Novo México, nos Estados Unidos. O Roadrunner é preparado para chegar aos 1.700 teraflops por segundo, contudo, seu pico foi de 1.100 teraflops. Os cientistas usam o maquinão para pesquisar, basicamente, os efeitos (e o poder) de armas nucleares.

3- Kraken

Um supercomputador usado para diversos tipos de pesquisas acadêmicas leva a posição 3 da lista. É o Kraken também desenvolvido pela Cray, que funciona no Instituto Nacional de Ciências da Computação, na universidade americana de Tennessee. Tem um processamento na casa dos 832 teraflops por segundo.


4- JUGENE

O quarto supercomputador mais rápido do mundo fica na Alemanha. Possuí um hardware incrivél capaz de acelerar a 825,5 teraflops por segundo. Ele é utilizado por cientistas e pesquisadores do Julich Research Centre. O JUGENE, também da IBM, corre um sistema Linux e, recentemente, foi classificado como um dos supercomputadores que menos consomem energia eléctrica.


5- Tianhe-I

O número 5 da lista é um supercomputador chinês, chamado de Tianhe. Construído por engenheiros da Universidade Nacional de Defesa e Tecnologia, o supercomputador oriental foi construído para ajudar na construção de aeronaves e na exploração de petróleo. O pessoal do TOP500 constatou que ele é capaz de chegar aos 563 teraflops de cálculos matemáticos por segundo.

Leia Também

Compartilhe

nenhum comentário
    Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS