04/08/10

Conheça o BDI BBS, sua história e a nova versão web

Curiosidades
Comentários




Esse é um post promocional que conta a história do sistema BDI BBS e o desenrolar dessa história, escrita pelo Lauro Faria. Espero que gostem, conheçam essa interessante história e participem!

Em primeiro lugar agradeço ao Alan Niemes do Análise Blogueira e ao Guilherme do InfoManiaco, pela oportunidade de escrever nesse espaço. Participei da excelente série de artigos do Desafio 7 Dias do Análise, mesmo sem tempo e a dedicação necessária fui premiado com o 4º lugar e aqui estou… :-)

Falando de História, o BDI BBS “original” foi um sistema de BBS (Bulletin Board System) que funcionou nos anos 90 (1991-2001) permitindo acesso aos usuários através de modems. Assim podiam trocar mensagens, programas, chat, jogos, etc. Tudo de forma bem rudimentar, comparado aos recursos de hoje, porém de extrema valia para uma época pré-internet. Com a chegada da Internet esse tipo de sistema caiu em declínio, suplantado pela riqueza de recursos que a Internet introduziu e que cresce até hoje.

O espaço novo criado pelo BDI BBS (agora em sua versão web) é uma forma de reunir os “velhos” usuários do sistema original (+6.000) e proporcionar um espaço para difundir alguns assuntos técnicos mais específicos.

Então, o BDI BBS hoje versa sobre:

BBS – Nossa história

Lan House – Ligado ao trabalho de técnico.

Mikrotik – Sistema Operacional de Roteamento usado em provedores de acesso à Internet.

WordPress – Nosso ambiente para web.

Suporte – Colocando a experiência de técnico de manutenção.

Outros – O sistema não é engessado só nesses assuntos.

Feito as apresentações, vem um apelo:

Nós estamos procurando os usuários que acessavam os BBSs, particularmente o BDI BBS. Na época a maioria era adolescente, nerd :-) e adorava ficar horas conectado trocando mensagens da Fidonet, Lusonet e outras “nets”. Eram mais de 6.000 só no BDI e hoje são profissionais bem sucedidos, a maioria deve ter permanecido na área de TI.

Se você era dessa época, apareça, dê um alô.

Se você é da era Internet e nem sabe o que é BBS, venha também. Conhecerá um pouco de História, acessará informações atuais e conhecerá nossos outros projetos.

Muito obrigado e fiquem com Deus.

Lauro Faria

www.bdibbs.com.br

Glossário:

BBS: pt.wikipedia.org/wiki/BBS

Fidonet: pt.wikipedia.org/wiki/Fidonet

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 Nelson Santosem 8/2/2013 às 14:41

    Conheci muito bem…pois era um dos usuários…por onde estás Lauro ?

  2. 2 Marcos Castroem 5/8/2015 às 16:04

    Eu também fui usuário e administrador da área de esportes do BDI BBS, eu e Lauro Faria trabalhávamos juntos no antigo Banco Real e ele praticamente foi quem me tirou da ignorância digital. Anos depois nos reencontramos em Rio das Ostras/RJ onde eu tinha uma loja de Informática e o convidei a trabalhar comigo, nós que sempre fomos muito amigos nos tornamos irmãos de verdade, arrumei um quarto pra ele no fundo da loja que já era nossa e não somente minha, até que em Fevereiro de 2012 ele veio a falecer, vítima de um infarto agudo e fulminante. Deixou uma história importante escrita no TI Carioca e na vida daqueles que com ele conviveram. Cara boa praça, ético ao extremo, simples apesar do seu vasto conhecimento em várias áreas do saber. Perdi um grande amigo, perdi um irmão.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS