19/12/11

Ciclos de sono polisfásico fazem você não precisar dormir tanto

Curiosidades
Comentários




Ciclos de sono polisfásico enganam o corpo para não precisar de muitas horas de sono

O blog High Existence, que fala sobre “hacking cerebral”, diz que dormir por períodos menores e mais frequentes é capaz de enganar o corpo para que ele entre no Estágio 5 do sono REM imediatamente, em vez de levar os 45 a 75 minutos que ele normalmente demora para chegar lá. É por isso que, segundo o High Existence, você conseguiria dormir menos horas e funcionar sem problemas. Há diversos ciclos de sono polifásico; dois dos quais estão na imagem acima. O link ao final deste texto entra em detalhes sobre quatro destes ciclos, dentre os quais o mais fácil de se adaptar provavelmente seria o Everyman, que consiste em um sono de 3 horas durante a noite e três sonecas de 20 minutos igualmente espaçadas durante o dia.

A maioria das pessoas dorme um sono monofásico de 6 a 8 horas por noite. Os ciclos de sono polifásico consistem em dormir várias vezes num período de 24 horas, mas por períodos curtos de tempo, que somam de 2 a 4 horas. Você pode descobrir que fica bem com menos horas de sono usando esses métodos — mas cuidado: algumas pessoas experimentam consideráveis efeitos colaterais.

O sono polifásico pode funcionar bem para alguns, mas outras pessoas sofreram efeitos colaterais associados à privação de sono. O blogueiro Steve Pavlina chamou atenção para o sono polifásico quando ele realizou um experimento de 30 dias. Pavlina considerou o experimento positivo, mas voltou à rotina de sono monofásico depois de cinco meses, alegando que não passava muito tempo com a sua esposa ou no sol, e que passava a noite quase inteira sozinho na internet.

Para muitas pessoas com horários de trabalho convencionais, o sono polifásico pode não ser uma opção realista, mas se você tem horários de trabalho flexíveis ou pode tirar algumas sonequinhas no serviço, pode funcionar para você. Há muito ceticismo a respeito do sono polifásico, portanto preste atenção a qualquer tipo de efeito negativo e vá atrás de acompanhamento médico se achar necessário. Se você for tentar ou já tentou no passado, conte as suas experiências nos comentários.

High Existence via Reddit

 

Leia Também

Compartilhe

2 comentários
  1. 1 Diegoem 19/12/2011 às 08:54

    Faltou o link…

  2. 2 Ricardoem 8/2/2012 às 10:12

    Boa, vou ler e tentar, quem sabe consiga mais algum tempo no dia.

Comente
  • obrigatório
  • obrigatório | não será divulgado
  • opicional | sujeito à filtro

RSS

RSS